Estela Silva / Lusa
Mais de dois terços dos portugueses (68,5%) votariam em Macelo Rebelo de Sousa caso o atual Chefe de Estado decidisse recandidatar-se à Presidência da República nas eleições do próximo ano.
Os resultados esta sexta-feira divulgados são de uma sondagem de janeiro da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã/CMTV, que contou com 619 entrevistas.
A corrida presencial de 2021 não tem ainda candidatos oficiais, mas Marcelo Rebelo de Sousa apresenta-se como favorito na corrida. Com o resultado desta sondagem, o Presidente superaria os votos alcançados na eleição de 2016 (52%), mas ficaria ainda longe do recorde conseguido por Mário Soares (70,35) contra Basílio Horta em 1991.
São 1,85 pontos percentuais que separam Marcelo da votação histórica de Mário Soares.
Entre os principais detentores de cargos políticos, Marcelo Rebelo de Sousa é o que consegue uma melhor pontuação, alcançado 3,9 numa escala de um a cinco.
Na mesma sondagem da Intercampus, André Ventura surge em segundo lugar (8,7%), seguindo-se depois a bloquista Marisa Matias (7,4%), o comunista Jerónimo de Sousa (3,2%) e ainda o presidente do PS, Carlos César, (1,6%).
Nas presidenciais de 20116, Marisa Matias conseguiu 10,12% dos votos dos portugueses.
A antiga eurodeputada socialista Ana Gomes e o antigo líder do CDS Manuel Monteiro não foram tidos em conta para esta sondagem. Ambos já descartaram uma candidatura.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
País de burros....