Uma cidade na Polónia encontrou uma solução controversa para acabar com a sua população sem-abrigo: oferecer-lhes gratuitamente uma passagem de comboio só de ida.
A cidade polaca de Swinoujscie, na fronteira com a Alemanha, tem actualmente cerca de 50 sem-abrigo, alguns dos quais vivem em abrigos ilegais perto da praia.
Mas, segundo a rádio estatal da Polónia, as autoridades locais dizem que a presença dos sem-abrigo afasta os turistas, e querem “melhorar a imagem da cidade”.
A forma encontrada para diminuir a população sem-abrigo é tão simples quanto polémica: oferecer-lhes um bilhete de comboio, só de ida, para uma localidade à sua escolha.
Segundo a autarquia local, os sem-abrigo da cidade vêm de outros locais do país, e a medida é apenas uma forma de os ajudar a “regressar a casa”.
Apenas três das pessoas que vivem nas ruas de Swinoujscie aceitaram a proposta.
Um dos sem-abrigo, entrevistado pelo canal de notícias TVP, revelou que ia usar o bilhete para visitar a família.
“Moro nas ruas há 19 anos, e gosto disto”, diz um outro sem-abrigo, que recusou a oferta.
A iniciativa foi criticada por um deputado do parlamento polaco, para quem a solução encontrada “mais parece uma piada“.
“Eu não quero acreditar que alguém possa ter pensado numa coisa destas, em vez de procurar outras soluções para os ajudar”, diz Stanislaw Szwed a uma rádiol ocal, citado pela BBC.
Nas redes sociais, muitos concordaram com Szwed.
“Estas pessoas estão a viver nas ruas porque não têm emprego”, diz um utilizador, “e é terrível ver iniciativas que destroem tudo o que há de humano nas pessoas.”
ZAP / BBC
Apenas três das pessoas que vivem nas ruas de Swinoujscie aceitaram a proposta.