antoniojoseseguro / flickr
O secretário-geral do PS, António José Seguro
José Almeida Ribeiro, quadro do Serviço de Informação e Segurança (SIS) que foi secretário de Estado adjunto de José Sócrates, relatava ao ex-primeiro-ministro tudo o que se passava na vida interna do Partido Socialista (PS) quando ocupava o cargo de conselheiro de António José Seguro, então líder do partido.
Segundo o jornal i, Almeida Ribeiro, um dos alvos apanhados nas escutas ao ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês, fazia briefings quase diários ao ex-governante, que já se encontrava em Paris, sobre o que se passava no Largo do Rato.
Almeida Ribeiro, no entanto, recusa comentar as escutas. “Não estou minimamente interessado”, disse ao i.
O quadro do SIS entrou na política pela mão de Manuel Maria Carrilho, tendo sido seu chefe de gabinete no ministério da Cultura.
Já com José Sócrates como primeiro-ministro regressou à primeira linha da política como assessor político do chefe de Governo entre 2005 e 2009.
Mais tarde, no segundo Governo de Sócrates, acabou por ser promovido a secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.
O jornal descreve que a contratação de Almeida Ribeiro e também de Luís Bernardo por parte de António José Seguro não agradou, de início, a José Sócrates, que veria assim um dos seus braços direitos rumar à equipa do rival.
ZAP
Portugueses - Já tomatam consciência das romarias ao preso da cela 44 de Évora e dos disparates ditos e reditos pela familia Barroso e seus acólitos ? Porque "no te callas" Marito ?porque só dizes disparates. Pensa bem porque senão qualquer dia também também o tal juiz de quem gostas muito também pode fazer inquirições rectroativamente. Já agora e que dizem ao folclore do grupo dos 100 simpatizantes que vão fazer uma vigilia ? Eu sabia que o homem estava morto politicamente mas agora não tenho duvidas. Sr.Presidente Cavaco Silva, faça um favor ao Marocas e arranje-lhe um bilhete mas só de ia para S.Tomé onde esteve lindamente exilado.
Caros "chuchas", tenham vergonha e deixem-se de folclore e já agora Exmª. Dr.Maria Barroso, sabemos todos que o seu marido está "chéché", não admira com a proveta idade que tem, mas aconselhe-o a não dizer mais disparates. Ponha-o na lareira a aquecer os pesinhos. É verdade que o homem tinha espiões ? Não me digam como uma pessoa tão moralmente qualificada era capaz de tal coisa.