André Kosters / Lusa
O antigo primeiro-ministro e ex-líder socialista, José Sócrates
José Sócrates terá convencido o autarca de Barcelos, Miguel Costa Gomes, a desistir do suporte a Ricardo Costa e apoiar a reeleição de Joaquim Barreto no PS-Braga.
As eleições para presidente das 19 federações socialistas decorreram sexta-feira e sábado. Em Braga, Joaquim Barreto foi reeleito com 2.200 votos, contra 1.669 votos obtidos por Ricardo Costa.
“Quero aqui agradecer ao engenheiro José Sócrates, pessoa que nunca abandonei e com quem mantive sempre contacto, pelo apoio que, em Barcelos, nos deu nesta campanha”, disse o deputado socialista no seu discurso de vitória.
Ricardo Costa era o principal rival de Joaquim Barreto à liderança da federação socialista minhota e acreditava conseguir vencer. Barcelos era o concelho onde reunia o maior apoio, já que o autarca Miguel Costa Gomes era o principal estratega da sua candidatura. Contudo, o Público escreve que, a três semanas das eleições, Costa Gomes virou o jogo e apoiou a reeleição de Joaquim Barreto.
Esta mudança repentina é explicada pela influência do antigo primeiro-ministro José Sócrates, que almoçou com ambos para apelar a Costa Gomes que apoiasse a reeleição de Barreto. Aliás, José Sócrates terá mesmo ido à casa do presidente da Câmara de Barcelos para aconselhá-lo a não fazer inimigos numa altura em que estava fragilizado, escreveu o Jornal de Barcelos.
Em causa está a detenção do autarca no âmbito da Operação Teia, que o deixou em prisão domiciliária.
Assim, o Público avança que Barreto, juntamente com Sócrates, conseguiu desmobilizar mais de 500 militantes de várias freguesias barcelenses num universo de 2.500 militantes com capacidade de voto.
“Estava à espera de ganhar, se em Barcelos não tivesse acontecido o que aconteceu”, disse Ricardo Costa ao matutino após a derrota.
Martinho Gonçalves, chefe de gabinete do ex-secretário da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, manifestou o seu descontentamento através das redes sociais.
“No passado fim-de-semana, dois altos responsáveis do distrito de Braga mancharam de uma forma miserável a honra do PS e dos seus militantes! Estou em estado de choque e nunca pensei que, desta vez, fosse passar por uma tamanha vergonha! Joaquim Barreto e Miguel Costa Gomes: na vida e, também, na política, não vale tudo. E vocês os dois são indignos de pertencer ao Partido Socialista. Shame on you“, escreveu Gonçalves na sua conta de Facebook.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Palavras para quê??
São artistas portugueses ao serviço dos seus bolsos e sua laia...