Miguel A. Lopes / Lusa
Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates
José Sócrates não sabe como é que várias obras de arte, incluindo pinturas de Almada Negreiros e de Júlio Pomar, foram parar à casa da empregada doméstica da mãe. O ex-primeiro-ministro não se lembra também de ter adquirido os quadros, nem sabe quem os pode ter comprado.
Estes dados são divulgados pelo Correio da Manhã depois de a revista Sábado ter divulgado pormenores sobre o interrogatório de José Sócrates relativamente ao “desaparecimento” dos quadros de pintores como Eduardo Batarda, Almada Negreiros, António Ramalho, Silva Porto e Júlio Pomar.
Alguns desses quadros foram encontrados na casa da empregada doméstica da mãe do ex-primeiro-ministro, aponta o Correio da Manhã, frisando que José Sócrates não soube explicar aos investigadores como é que isso aconteceu.
O jornal sustenta ainda, com base no interrogatório citado, que Sócrates não se lembra de ter comprado um quadro de Júlio Pomar que estava na sua sala de jantar e que não sabe, tão pouco, quem adquiriu tais obras de arte.
Já no passado se tinha noticiado que a mesma empregada teria levado o computador pessoal de José Sócrates do seu apartamento em Lisboa para outro que se encontrava vazio, no mesmo prédio. O CM sublinha que a ocultação e perturbação da prova são o fundamento considerado mais grave e que determina a prisão preventiva de Sócrates.
O Sol adianta, entretanto, que no interrogatório feito ao ex-governante este foi confrontado com as suspeitas de que os quadros teriam sido adquiridos com dinheiro de Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates, também arguido na Operação Marquês, sob suspeita de ser o “testa de ferro” do ex-primeiro-ministro.
O semanário reporta também que, na véspera de ser detido, em Novembro de 2014, José Sócrates ainda comprou roupa em Paris com o cartão de crédito de Carlos Santos Silva – mais um detalhe que suportará a tese da acusação de que parte do dinheiro das contas de Carlos Santos Silva era, de facto, de José Sócrates.
ZAP
Cá para mim esta empregada é ladra ou anda por caminhos duvidosos!!