Miguel A. Lopes / Lusa
António Costa, José Sócrates
Novas escutas na Operação Marquês revelam as relações tensas entre o antigo primeiro-ministro e o atual. José Sócrates preferia o amigo Marinho Pinto para líder do PS.
Segundo o jornal Sol, José Sócrates considerava que António Costa não tinha “tomates” para ser primeiro-ministro, sugerindo o nome de Marinho Pinto para líder do Partido Socialista.
As afirmações foram feitas em 2014, após os avanços e recuos do então presidente da Câmara de Lisboa para tomar a liderança do PS. António Costa ameaçou por duas vezes avançar contra António José Seguro, mas recuou no último momento, escreve o Sol.
A 24 de julho, Sócrates fala do assunto com José Almeida Ribeiro, que estivera no SIS e fora depois seu secretário de Estado adjunto, mas virara conselheiro político de Seguro.
No entanto, manteve contacto com o antigo primeiro-ministro, colocando-o a par das andanças de Seguro. Na conversa, Sócrates terá adiantado: “Marinho Pinto devia ser o líder do PS. É que, se, por absurdo, Seguro ganhar, vai governar com quem?“.
“O m*rdas do Costa está cheio de ciúmes”
Ao contrário do que muitos acreditavam na altura em que Sócrates regressou de Paris, o seu objetivo não seria a Presidência da República mas, sim, voltar à liderança do Partido Socialista e ao cargo de primeiro-ministro.
“Os da direita estão cheios de medo e o m*rdas do Costa está cheio de ciúmes
“, dizia Sócrates, numa conversa telefónica entre Sócrates e o deputado Renato Sampaio.Para Sócrates, segundo uma outra escuta, “Marinho Pinto é que devia ser o líder do PS”, que sempre fora muito seu “amigo, muito contra a corrente”, dizia o ex-primeiro-ministro.
Entre as várias escutas divulgadas pelo jornal, é, também, revelado que, numa altura em que Sócrates se preparava para lançar mais um livro – sobre carisma na política -, jantava quase todas as sexta-feiras num restaurante do Lumiar e era das contas tituladas pelo empresário Carlos Santos Silva que saíam os pagamentos.
Entre os convivas estavam sempre pessoas como Pedro Silva Pereira, Vieira da Silva, o atual ministro da Segurança Social, João Constâncio (filho de Vítor Constâncio), e João Galamba, que estaria a partilhar com Sócrates informações sobre os planos de Costa.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
MAS ANTÓNIO COSTA TEM INTELIGÊNCIA !