Mário Cruz / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A primeira saída de José Sócrates em liberdade foi para visitar Mário Soares, no passado sábado, e o ex-primeiro-ministro teve direito a boleia num carro oficial do Estado, com motorista e combustível pagos pelos contribuintes.

José Sócrates pôs o primeiro pé fora de casa, depois de ter sido revogada a medida de coacção de prisão domiciliária que o mantinha detido, para visitar o amigo Mário Soares.

O ex-Primeiro-Ministro foi retribuir a simpatia ao antigo Presidente da República, uma vez que Soares foi diversas vezes visitar Sócrates, não só ao Estabelecimento Prisional de Évora mas também quando estava detido na sua residência.

E essa viagem até casa do ex-Presidente da República fez-se num “carro do Estado, com combustível e motorista pagos também pelo Estado”

, revela esta segunda-feira o Correio da Manhã.

Esse carro oficial do Estado, um Mercedes S350, de acordo com a mesma fonte, foi atribuído a Mário Soares como benefício por ter sido Presidente da República. Este é um privilégio atribuído a todos os ex-chefes de Estado de Portugal.

José Sócrates é suspeito de branqueamento de capitais, de fraude fiscal qualificada e de corrupção activa e passiva no âmbito do processo Operação Marquês.

O ex-governante está agora proibido de se ausentar do território nacional e de contactar com outros arguidos do mesmo processo.

ZAP