Com a chegada da estação primaveril, não vêm apenas flores. Além de raios de sol, os dias mais longos trazem também a chamada “Síndrome da Primavera” com cansaço, insónias, fadiga e falta de vitalidade.

Também conhecido por “Astenia da Primavera”, não há uma explicação científica ou médica para este transtorno físico. Mas o que é certo é que a mudança do clima, na passagem do Inverno para a Primavera, deixa algumas pessoas com falta de energia, sinais de irritabilidade, dificuldades de concentração e até com diminuição da libido.

Os médicos acreditam que as mudanças bruscas do clima, da própria luz dos dias e da temperatura perturbam o ritmo biológico humano, provocando essa dolência primaveril que pode ainda, ser agravada pelo stress, pelo sedentarismo, pela falta de sono e por uma dieta desadequada.

A solução? Uma dieta rica em vitamina B

A solução para ultrapassar estes sintomas que afectam uma boa parte da população, com o final do Inverno, passa por conseguir energia através do que pomos na mesa.

Uma dieta rica em vitamina B é a resposta proposta por investigadores e nutricionistas que encontraram num conjunto de alimentos a chave para ultrapassar a “Síndrome da Primavera”.

Estas vitaminas são indispensáveis para variadas funções vitais, mas tornam-se importantes sobretudo por serem uma ferramenta bastante eficaz no auxílio da libertação de hidratos de carbono, gorduras e proteínas.

Este processo proporciona maior vitalidade ao corpo, já que as vitaminas do complexo B permitem extrair energia dos alimentos que ingerimos, melhoram o funcionamento do sistema nervoso e do próprio metabolismo, combatem a fadiga e ainda fortalecem o sistema imunitário e alguns órgãos, como o coração e o cérebro.

Este grupo de vitaminas é maioritariamente encontrado em produtos de origem animal: carnes, peixes, ovos e produtos lácteos. Mas está também presente em vários vegetais, leguminosas e frutos secos, como é o caso de ervilhas, feijão, soja, cogumelos ou nozes.

Uma das principais características desta vitamina é a sua rápida assimilação (sobretudo quando dissolvida em água).

No entanto, a sua perda é igualmente rápida e por isso são vários os especialistas que propõem a suplementação, nesta altura do ano, e em alguns grupos específicos de indivíduos. É o caso de desportistas, mulheres vegetarianas grávidas ou em período de amamentação e ainda, pessoas que estejam a passar por um período de grande stress.

Contudo, não é conveniente tomar suplementos vitamínicos sem antes consultar um médico.

Dentro da tipologia B, as que se revelam mais importantes para o funcionamento do corpo humano são a B12 e a B6, que se traduzem também num verdadeiro antídoto para a insónia e num estímulo para o bem-estar físico e psicológico. Aliás, são cada vez mais os que associam a carência destas vitaminas a estados de depressão e a distúrbios do sono.

Em conjunto, as vitaminas B têm um papel fundamental no nosso estado de espírito, sendo essenciais para nos sentirmos bem.

Nesta altura do ano, que convida a passar mais tempo na rua, é importante fortalecermos os aspectos físico e mental para usufruirmos da luz, dos cheiros e tons que a Primavera faz questão de nos oferecer.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”http://www.movenoticias.com/2017/04/sindrome-de-primavera-falta-de-vitalidade-resolve-se-a-mesa/” source=”Move Notícias” ]