Contas feitas, o encerramento do Governo norte-americano custou mais do que o muro idealizado por Donald Trump. Segundo os cálculos da S&P Global Ratings, a economia dos Estados Unidos sofreu perdas de, pelo menos, 6 mil milhões de dólares durante o shutdown mais logo da história política do país.

Os números, avançados pela CBS News, dão conta que estas perdas superam em 300 milhões os fundos solicitados pelo Presidente dos Estados Unidos para a construção do muro fronteiriço com o México. Em dezembro, o presidente pediu 5,7 mil milhões de dólares para criar a infraestrutura, valor que os congressistas do Partido Democrata se recusaram a aceitar.

Nesta sexta-feira, Trump e o Senado assinaram um acordo temporário para acabar com a paralisação do governo após 35 dias. O acordo permitirá que o governo reabra até 15 de fevereiro, enquanto as negociações sobre o financiamento do exigido por Trump continuam a decorrer.

O shutdown deixou cerca de 800 mil funcionários públicos sem salários e suspendeu o trabalho de vários departamentos federais. Durante o seu discurso deste sexta-feira, o Presidente declarou que garantirá que “todos os funcionários recebam seu pagamento retroativo o mais rápido possível”.

Esta paralisação é mais longa da história política dos Estados Unidos, tendo ultrapassado o recorde de 21 dias estabelecido durante a presidência de Bill Clinton, em janeiro de 1996.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]