Um sheik árabe ofereceu um milhão de dólares para comprar o Volkswagen “Carocha” azul de 1987 usado pelo presidente do Uruguai, José Mujica.

José Mujica é conhecido pelos seus hábitos simples e vida austera, entre os quais o de conduzir ele próprio o famoso modelo da Volkswagen.

O sheik fez a oferta na altura em que Mujica participava numa reunião de líderes em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Segundo a BBC, a identidade do sheik não foi revelada, mas o príncipe árabe não foi o único a fazer uma oferta pelo carro do presidente uruguaio.

O embaixador do México no Uruguai, Felipe Enríquez, ofereceu dez camiões em troca do veículo.

Em face do interesse gerado pela notícia, divulgada pelo jornal uruguaio Búsqueda, Mujica disse que aceitará uma das duas ofertas, mas não revelou qual.

DR subrayado.com.uy

Sem apego

O presidente uruguaio explicou que tem dois Carochas: um azul claro, o objeto de desejo do sheik, e um outro azul escuro.

O modelo azul claro foi um presente de amigos, porque o outro “estava meio velho”, conta Mujica.

Não tenho apego aos carros“, diz o presidente. “Não é a minha cadela. Se me fizessem uma oferta por ela, a coisa mudava de figura”, diz Mujica ao Subrayado.

Mujica revelou que, se vender o Carocha, aplicará o dinheiro no Plan Juntos, um programa do governo de construção de casas para os mais pobres.

Mujica acredita que recebe as ofertas porque os seres humanos “têm fetiches e presisam de símbolos materiais“.

Mujica,  chamado de “presidente mais pobre do mundo” devido a seu estilo de vida modesto, está prestes a concluir o seu mandato.

Desde que assumiu a presidência, em 2010, Mujica continuou a conduzir o seu velho Carocha e a viver numa casa em Montevidéu, em vez de usar a residência oficial reservada aos presidentes do país.

ZAP / BBC