O deputado Sérgio Sousa Pinto demitiu-se do Secretariado Nacional do PS neste sábado – um “bater com a porta” que acontece após a derrota do PS nas eleições legislativas e alegadamente motivado pela discordância com a estratégia de António Costa.

A estratégia de António Costa, que já recusou a ideia de formação de um Bloco Central com o PSD e está a jogar à Esquerda e à Direita nas negociações para a formação do próximo governo, parece não estar a colher unanimidade no seio do PS.

Depois da derrota do PS nas eleições legislativas, surgiram movimentações dentro do partido, visando a “queda” de António Costa, que decidiu não se demitir do cargo de líder dos socialistas.

O Diário de Notícias dá agora conta da saída de Sérgio Sousa Pinto

do Secretariado Nacional do PS, por “discordar da linha política do partido estabelecida após as eleições”.

Sérgio Sousa Pinto tem sido crítico da forma como António Costa está a conduzir as negociações de acordos à esquerda para conseguir uma maioria estável no Parlamento.

O jornal adianta que o deputado socialista apresentará “explicações mais detalhadas” na próxima reunião da Comissão Política Nacional do PS, que está marcada para a próxima terça-feira.

O histórico líder da Juventude Socialista, que presidiu à Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, é a primeira “baixa” dos socialistas na sequência do resultado das eleições de 4 de Outubro.

ZAP