Al Drago / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve a sua primeira grande vitória

O Senado dos Estados Unidos aprovou na madrugada deste sábado a reforma fiscal promovida pelo Presidente Donald Trump, que representa a maior descida de impostos dos últimos 30 anos

A Câmara Alta do Senado dos Estados Unidos aprovou, com 51 votos a favor, todos de senadores republicanos, e 49 contra, a proposta de Reforma Fiscal de Donald Trump, que representa a maior descida de impostos dos últimos 30 anos, mas também um aumento importante do défice orçamental.

Esta é a primeira grande vitória da administração Trump, que fez desta reforma uma das suas principais promessas da campanha eleitoral no ano passado, e que se traduz num alívio fiscal para as empresas e cidadãos de rendimentos mais elevados.

“Estamos mais próximos de conseguir uma redução de impostos MASSIVA para as famílias trabalhadoras de toda a América”, escreveu Trump no seu perfil no Twitter, onde acrescenta que está “ansioso por assinar a proposta de lei final ainda antes do Natal

“.

A brutal descida de impostos conseguida pela administração Trump não é totalmente consensual – mesmo entre os americanos mais beneficiados pela medida. Em novembro, mais de 400 milionários e bilionários americanos escreveram uma carta ao Congresso norte-americano a pedir aos legisladores republicanos para não lhes cortarem os impostos.

Os signatários alertam que a reforma fiscal do governo norte-americano vai aumentar a desigualdade e a dívida do país. Na mensagem, os signatários pediam mesmo o aumento das taxas para os mais ricos.

Os líderes republicanos no Senado terão agora de conciliar o texto aprovado hoje com os colegas da Câmara Baixa, que têm a sua própria versão, antes que Trump possa promulgar a reforma fiscal.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]