Um grupo de cidadãos que inclui vários sem-abrigo vai mover uma acção contra o Estado português, reclamando uma indemnização por este não responder às suas mais básicas necessidades.

O Jornal de Notícias apurou que esta acção deverá dar entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto nos próximos dias, notando que os sem-abrigo reclamam que “não têm satisfeitas as necessidades estipuladas por lei”, conforme explica a advogada Carla Ramos ao diário.

Esta acção será acompanhada de um pedido de indemnização, com o objectivo de ressarcir os sem-abrigo “por aquilo que já passaram”, nota a advogada.

O grupo de cidadãos vai mover ainda outro processo contra o Estado por causa da morte de vários sem-abrigo

. “Quanto mais não seja para se dar início a uma investigação e para se saber se houve negligência por parte do Estado”, afiança Carla Ramos no Jornal de Notícias.

“Caso não logremos ter sucesso nos tribunais portugueses e esgotadas as instâncias nacionais, recorreremos aos tribunais internacionais“, alerta ainda a advogada no diário.

Ainda de acordo com Carla Ramos este será o primeiro processo movido por sem-abrigo contra um Estado num país país da União Europeia.

ZAP