Um projeto internacional de investigação juntou esforços para desvendar alguns dos segredos genéticos do cancro. As descobertas podem ser fundamentais para futuras terapias.
O Pan-Cancer Project é um programa de investigação que tem como objetivo entender melhor o cancro e perceber possíveis formas de o tratar. Esta quarta-feira foram publicados mais de duas dúzias de artigos científicos sobre o assunto em várias revistas científicas, naquele que é um esforço de mais de mil investigadores.
Embora não ofereça perspetivas práticas a curto prazo, entender melhor a teoria por detrás da doença é fundamental para futuros tratamentos. Adquiriu-se um mais alargado conhecimento das mutações genéticas e novas similaridades entre diferentes tipos de cancro, por exemplo.
Este tipo de informação, de acordo com o New Atlas, pode ser usado para diagnosticar que tipo de tumor um paciente tem e personalizar o plano de tratamento com base no genoma único do seu cancro.
“O conhecimento acumulado sobre a origem e evolução dos tumores pode permitir o desenvolvimento de novas ferramentas para detetar cancros mais cedo, bem como terapias
mais direcionadas, a fim de tratar os pacientes com mais eficácia”, disse Lincoln Stein, que colabora no Pan-Cancer Project.Os investigadores descobriram pelo menos uma mutação causal em quase todos os tipos de cancro, deixando apenas 5% dos tumores com origens inexplicáveis. Anteriormente a esta panóplia de estudos, quase um em cada três tumores eram de causas genéticas desconhecidas.
Através do estudo mais afincado do genoma do cancro, a vasta equipa de investigadores espera descobrir ainda mais mutações que levam ao crescimento do cancro.
“As descobertas que compartilhamos com o mundo hoje são o culminar de uma colaboração sem paralelos, de uma década, que explorou todo o genoma do cancro”, explicou Stein.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
esses cientistas aos magotes desvendam tudo e mais alguma coisa mas nunca desvendam o essencial a cura é que queremos e não o desvendamento das bugigangas.