Provavelmente, nenhum país consegue fazer desfilar os seus soldados de forma tão intimidativa e perfeita como a China. Talvez pelo enorme número de tropas, ou pela coreografia em perfeita coordenação, o facto é que é impossível não admirar – e temer – o poderio militar que a China mostra. Eles estão preparados.
As imagens da fotogaleria acima foram captadas durante a recente parada militar comemorativa do 70º Aniversário do Fim da Segunda Guerra Mundial na frente asiática, que teve lugar na Praça Tianamen, em Pequim, no dia 3 de Setembro.
A China comemora, nesse dia, o que designa de “Aniversário da Vitória da Resistência da República Popular da China sobre o Japão”.
Para as comemorações deste ano, as Forças Armadas da China prepararam uma parada militar marcante, para mostrar todo o seu poderio militar, que incluiu drones, mísseis, aviões
, soldados e todos os tipos de máquinas de guerra.Uma forma muito veemente, diga-se, de incentivar a paz.
Efectivamente, o desfile serve também (ou principalmente) para alertar o mundo de que, caso aconteça uma Terceira Guerra Mundial, os chineses estão mais do que preparados.
Embora com a sua dose de ironia – o desfile passou pela Praça Tiananmen como se nunca lá nada tivesse acontecido – a parada é estrondosomente bela, o efeito visual verdadeiramente espectacular.
No fim do desfile, não restaram dúvidas. A China está preparada.
ZAP / HypeScience
Assumindo total ignorância sobre a matéria, mas observando a configuração exterior de outras máquinas de outros países, parece-me estranho, dado o tipo de veículo de combate que é, o formato e volume do "corpo de control-torre de comando" da versão exibida na foto, tendo em conta tamanhas superfícies planas e verticais isto, pelo simples raciocínio de que alvos perpendiculares absorvem a totalidade de energia enquanto que alvos oblíquos defletem parte da energia impactante!