joanavasconcelos.com

A artista portuguesa Joana Vasconcelos

A artista plástica está a ser arrasada nas redes sociais depois de serem conhecidas as coisas que levaria na mochila caso fosse refugiada.

Joana Vasconcelos decidiu participar na promoção feita pela RTP no âmbito da campanha “E se fosse eu?”, na qual várias figuras relatam o que levariam na mochila caso fossem refugiadas.

As respostas não estão a ser muito bem aceites nas redes sociais, com muitos internautas a lançarem duras críticas à consagrada artista plástica.

“Levava o meu caderno para poder fazer desenhos. O meu iPad para poder ter toda a informação e as fotografias. Levava os phones para ouvir música. Os meus lápis para fazer os desenhos. Os meus óculos de sol, todas as minhas joias portuguesas. Levava as lãs e a agulha para qualquer eventualidade e o meu iPhone”, enumera a artista.

Joana VasconcelosO que levava?#esefosseeu

Publicado por RTP em Quinta-feira, 7 de Abril de 2016

 

Além de todas as críticas lançadas à artista, vários utilizadores apontam também o dedo ao canal público que, mesmo com este tipo de respostas, decidiu partilhar o vídeo.

“Eu enchia a minha mochila com noção e oferecia-a à Joana. Ia sem nada, mas ao menos tinha feito o bem”, ironiza uma utilizadora nos comentários à publicação.

“Nao sei o que será pior… Se a inconsciência desta avantesma, ou se a pobreza de espírito da RTP ao dar tempo de antena a isto”, lamenta outro.

Contactada pelo jornal Expresso, a assessoria da artista não quis comentar a situação e declarou que, neste momento, Joana Vasconcelos está fora do país e incontactável.

“E se fosse eu?” é uma campanha promovida pela Plataforma de Apoio aos Refugiados para sensibilizar a sociedade portuguesa para as condições em que os refugiados se encontram quando têm de fugir à guerra.

Além da artista plástica, muitas outras personalidades deram a cara pela campanha, a começar pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado disse que levava “o mínimo possível”. Um livro como, por exemplo, “A Condição Humana”, “Guerra e Paz” ou “Ulisses”, recordações de família, a Bíblia e um telemóvel com carregador seriam as suas escolhas.

ZAP