Paulo Novais / Lusa

O eurodeputado do Partido Socialista, Francisco Assis

O eurodeputado Francisco Assis defendeu hoje na Mealhada, distrito de Aveiro, que o Presidente da República (PR) “deve dar posse” a um Governo PS com acordo à esquerda.

Caso haja acordo, “o senhor Presidente da República deve dar posse a esse Governo, porque seria pior para o país se vivêssemos num governo de gestão”, afirmou Francisco Assis.

O euro-deputado socialista falava aos jornalistas no final do encontro promovido pelo próprio na Mealhada, com a pretensão de formar uma corrente interna de contestação a um Governo do PS com apoio do PCP e BE.

Embora Francisco Assis discorde “política e materialmente” de uma solução de Governo do PS com acordo à esquerda (PCP e BE), essa solução, caso tenha “garantias” de apoio parlamentar, tem “legitimidade formal inatacável”.

Apesar de defender que o PR deve dar posse a um governo PS com apoio dos bloquistas e comunistas, o eurodeputado voltou a reiterar a sua “oposição de fundo” em relação ao caminho “que o Partido Socialista está agora a seguir”.

Francisco Assis considerou que o que tem faltado “muitas vezes no PS e que impediu algumas clarificações históricas foi não haver divergências políticas”.

“As que existiram eram meras divergências pessoais”, sublinhou.

O socialista recordou ainda que nunca fez um apelo a “qualquer desobediência por parte dos deputados”, referindo que os eleitos pelo PS “têm de seguir a orientação que for determinada pela direção do partido”.

Participaram no encontro cerca de 160 de militantes do PS, entre os quais Eurico Brilhante Dias e Álvaro Beleza, membros da anterior da direção de António José Seguro, e os ex-deputados José Bianchi, Afonso Candal, Manuel dos Santos e José Junqueiro.

Estiveram ainda presentes o ex-secretário de Estado José Lamego, o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, o ex-presidente do PS de Coimbra Vitor Baptista, o dirigente socialista António Galamba e o antigo presidente da Câmara de Matosinhos Narciso Miranda.

ZAP / Lusa