epa04845226 German Finance Minister Wolfgang Schauble at the start of the Eurogroup finance ministers meeting at the European Council headquarters in Brussels, Belgium, 13 July 2015. Eurozone finance ministers were to discuss a range of issues including the election of the Eurogroup president and the current situation affecting Greece. EPA/STEPHANIE LECOCQStephanie Lecocq / EPA

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta quarta-feira que Portugal está a pedir “um segundo programa” e que “vai consegui-lo”, mas depois suavizou o tom e disse que o país pode precisar de novo resgate “se não cumprir as regras europeias”.

De acordo com a agência Bloomberg, Wolfgang Schäuble afirmou, numa conferência em Berlim, que Portugal está a pedir “um novo programa” e que “vai consegui-lo”.

No entanto, o governante alemão corrigiu depois aos jornalistas as suas declarações: “Os portugueses não o querem e não vão precisar de um segundo resgate se cumprirem as regras europeias”, precisou.

“Eles têm de cumprir as regras europeias ou então vão ter dificuldades”, disse o ministro das Finanças alemão em Berlim.

O Ministério das Finanças português, Mário Centeno, já reagiu às declarações de Wolfgang Schäuble.

“Tendo em conta as declarações do ministro alemão das Finanças, e ainda que tendo sido imediatamente corrigidas pelo próprio, o Ministério das Finanças esclarece que não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira a Portugal, ao contrário do que o governante alemão inicialmente terá dito”, refere o comunicado.

O ministério liderado por Mário Centeno afirma ainda que “o governo continua e continuará focado no cumprimento das metas estabelecidas para retirar Portugal do Procedimento por Défices Excessivos”.

/Lusa