O ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu que usou uma “liberdade de linguagem que não tem pertinência” e, por isso, pede desculpa a qualquer agente da concertação social que se tenha sentido “melindrado”.
Em declarações ao Público, Augusto Santos Silva reagiu à polémica tornada pública pela TVI, que captou o governante, no jantar de Natal do grupo parlamentar do PS, a comparar a concertação social a uma “feira de gado”.
“Ali o Vieira da Silva conseguiu mais um acordo, pá! Ó Zé António, és o maior… negociante. Grande negociante. Era como uma feira de gado!”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, aparentemente sem se aperceber da presença das câmaras.
Em questão estavam as negociações do ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, com os parceiros sociais por causa do salário mínimo.
O ministro refere ao jornal que esta declaração foi feita “no âmbito de uma conversa privada com um amigo” e em “tom de brincadeira”.
Santos Silva explica que a frase pretendia “valorizar o resultado de uma negociação” e daí ter usado uma alusão às feiras de gado que, geralmente, são “duras e complexas e que acabam com honradez de ambas as partes”.
Mesmo assim, o governante admite que usou uma “liberdade de linguagem que não tem pertinência” e pede desculpa a qualquer agente da concertação social que se tenha sentido “melindrado”.
Para concluir, o ministro deixa uma palavra de apreço à concertação social, considerando que é “um instrumento fundamental do nosso Estado” e um “dos pilares essenciais da nossa arquitetura constitucional”.
Segundo a TSF, os parceiros sociais dão o assunto por encerrado.
“Não desejamos mas todos nós por vezes temos frases infelizes, foi a vez do senhor ministro. Já pediu desculpa, estão aceites. O que importa relevar é o acordo que foi conseguido”, disse António Saraiva, presidente da CIP.
“Foi de facto uma frase infeliz, num momento que não era formal. O ministro já pediu desculpa, (…) a situação está sanada”, declarou ainda João Machado, da Confederação de Agricultura (CAP).
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
É lamentável este tipo de comportamento. Não é a primeira vez que profere este tipo de comentários! Este senhor é o tal que disse que gosta de malhar na direita! Enfim...quando temos políticos que dizem bacoradas destas, está tudo dito...mas que falta de respeito pelas pessoas que estiveram a negociar o salário minimo...ao menos ainda pediu desculpa...às vezes nem isso pedem..