Tiago Petinga, Estela Silva / Lusa

Pedro Santana Lopes enfrenta Rui Rio para a liderança do PSD

Nem Rui Rio nem Santana Lopes conseguem fazer frente a António Costa no cargo de primeiro-ministro. Nas sondagens, os dois aparecem empatados pela liderança do PSD e menos populares que o socialista Costa.

Uma sondagem do Correio da Manhã, em colaboração com a Aximage, realizada entre os dias 4 e 6 de novembro, dá como grande preferido dos portugueses para primeiro ministro, António Costa.

Se comparado com Santana Lopes, António Costa tem a confiança de 68,4%, esmagando o social democrata, que fica apenas com 21,9% das intenções de voto.

A mesma sondagem apontava que, entre os candidatos sociais-democratas, 64,3% dos inquiridos preferiam Rui Rio como primeiro-ministro contra apenas 21,1% que preferiam Santana Lopes e dizia que 67,5% preferiam Rio como presidente do PSD (contra 23,9% de Santana) e ainda que o ex-autarca do Porto era o “melhor para combater Costa” (66,7% contra 27%).

No entanto, de acordo com sondagem da Eurosondagem citada pelo Observador, os resultados são exatamente opostos: apesar de Costa continuar a ser o preferido para ocupar o cargo de primeiro ministro, Santana Lopes fica à frente de Rui Rio nas intenções de voto.

A sondagem terá sido encomendada pela candidatura de Santana Lopes e demonstra que, numa disputa com Costa, Santana Lopes teria 27,5% das preferências

e Rui Rio 25%. É por pouco. Uma diferença de 2,5 pontos percentuais (a favor de Santana) que resulta num empate técnico, já que a margem de erro da amostra é de 3,09%.

A pergunta feita aos 1003 inquiridos foi clara: “Quem prefere para primeiro ministro?” Entre António Costa e Santana Lopes, 52,5% disseram que preferiam o socialista, 27,5% que preferiam o antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e 20% disseram que não saberiam em quem votar ou que se recusavam a responder.

A mesma questão foi colocada entre António Costa e Rui Rio. O atual primeiro-ministro reuniu, nesse caso, 52% das preferências contra 25% de o ex-autarca do Porto, havendo 23% dos inquiridos que não saberiam em quem votar ou que se recusaram a responder.

A sondagem do Expresso, feita no mês passado apontava para um empate técnico entre Rio e Santana, mas a pergunta era quem os portugueses preferiam para presidente do PSD: o ex-autarca do Porto reunia 44,2% das preferências e o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa 43,3% dos inquiridos.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]