Na frota da Samoa Air, cada quilo a mais conta (foto: Samoa Air)
A promoção "A Kilo is a kilo is a kilo" da Samoa Air é um sucesso (foto: Samoa Air)
Alguns dos membros da Samoa Air. Os samoanos são famosos pelo seu peso (foto: Samoa Air)
O CEO da Samoa Air, Chris Langton, é um dos pilotos. O bilhete de Taulesulu Yandall, a passageira da foto, é dos mais baratos. (foto : Samoa Air)

A companhia aérea samoana Samoa Air anunciou hoje que a venda de bilhetes pagos proporcionalmente ao peso dos passageiros em vez de uma tarifa fixa tem sido um sucesso e que a companhia vai aumentar a sua frota.

Em 2012 a Samoa Air introduziu um novo sistema, pioneiro no mundo, em que os passageiros pagam o bilhete com base no seu peso e não através de uma tarifa pré-estipulada.

Chris Langton, presidente da companhia, explicou que os passageiros pagam uma tarifa equivalente a cerca de 48 cêntimos por quilo, numa acção que se tornou popular e que se traduz em tarifas mais baixas para a maioria das pessoas.

Segundo Langton, um passageiro que pese menos de 120 quilos tem sempre vantagem em pagar o bilhete a ‘peso’ em vez da tarifa normal fixa.

Os Samoanos são famosos pelo seu peso. A Organização Mundial de Saúde refere que Samoa tem uma das maiores taxas mundiais de obesidade, o que leva a outros problemas como doenças do coração e diabetes naquele país do Pacífico.

Não admira portanto que a iniciativa, ‘A kilo is a kilo is a kilo‘, tenha sido um sucesso. Chris Langton revelou que a companhia está em vias de adicionar mais três aviões à sua frota, incluindo um novo Cessna 208 que será configurado tendo em consideração mais espaço para os passageiros que pagam tarifas mais caras.

ZAP/Lusa