Inácio Rosa / Lusa

O presidente do conselho de administração do grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos

O presidente executivo da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, recebeu em 2017 um rendimento bruto superior a dois milhões de euros.

No ano passado, Pedro Soares dos Santos auferiu mais de dois milhões de euros. O valor em causa resulta dos vários cargos que ocupa no grupo e representar um aumento de 58,3% face a 2016. Isto significa que ganhou 152 vezes mais do que a média salarial dos seus trabalhadores (13 229 euros anuais).

Segundo o Jornal de Notícias, o presidente executivo recebeu 220 500 euros a título da componente fixa e 378 mil resultantes da componente variável, a que se juntaram 299 250 euros no âmbito do plano de pensões de reforma.

A estes valores juntaram-se 409 500 euros de componente fixa e 702 mil euros de componente variável que foram pagos por sociedades ligadas de alguma forma à Jerónimo Martins e nas quais Pedro Soares dos Santos exerceu funções.

Pelo contrário, a atualização geral do salário dos trabalhadores da Jerónimo Martins foi de apenas 3%

. O resultado é que os 98 729 funcionários do grupo auferiram um ganho médio anual de apenas 13 229 euros, o que dá cerca de 945 euros brutos divididos por 14 meses.

Desta forma, é possível concluir que o fosso entre o presidente executivo e a média salarial do grupo agravou-se no ano passado. Em 2016, Pedro Soares dos Santos tinha arrecadado 1,269 milhões de euros, mais 46% em relação a 2015. Já a média salarial do grupo tinha sido de 12.500 euros anuais por trabalhador.

Isto significa que em 2016, o CEO ganhou 101 vezes mais que os seus colaboradores.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a comissão de vencimentos da Jerónimo Martins refere que “considerou adequado rever os princípios básicos da política de remunerações dos órgãos sociais da sociedade”.

Além disso, avança o Eco, destaca a “importância de premiar o compromisso com a estratégia global do grupo, a obtenção de resultados de excelência e a demonstração da atitude e comportamentos adequados”.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]