O Supremo Tribunal da Rússia determinou que as Testemunhas de Jeová são uma organização “extremista” e que, portanto, tem que ser banida, considerando que “ameaça vidas”.
A notícia está a ser disseminada por agências de notícias russas, citadas pela agência Reuters, segundo a qual que a Justiça da Rússia considera que as Testemunhas de Jeová representam um “culto extremista”.
“A organização religiosa Testemunhas de Jeová mostra indícios de extremismo. Representa uma ameaça para os nossos cidadãos, a ordem pública e a segurança da sociedade”, disse Svetlana Borisova, representante do Ministério da Justiça, durante a audiência do Supremo.
As autoridades russas já tinham colocado várias obras publicadas pelo grupo religioso numa lista de literatura banida, por ser considerada extremista, e acusam as Testemunhas de Jeová de destruírem famílias, de disseminarem o ódio e de ameaçarem vidas.
O Tribunal Supremo da Rússia, além de banir os grupos do culto religioso, determinou ainda que os seus membros têm que entregar todos os seus bens ao Estado.
O presidente da Associação russa para o Estudo de Religiões e Seitas, Alexandr Dvorkin, considera que “as Testemunhas são uma seita que gira em torno do seu mundo
, isolando-se do resto da sociedade”. Dvorkin criticou também os Mórmons e a Igreja da Cientologia, proibidas pela Justiça russa em novembro de 2015.Um representante das Testemunhas de Jeová russas, Sergei Cherepanov, já anunciou que o grupo vai recorrer da decisão para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
Há cerca de 175 mil seguidores deste grupo religioso na Rússia. As Testemunhas de Jeová são conhecidas por espalharem as suas ideias religiosas porta-a-porta, por rejeitarem transfusões de sangue e recusarem o serviço militar.
O culto, que já enfrentou vários processos judiciais em diversos países, essencialmente ligados à recusa de transfusões sanguíneas e do serviço militar, tem cerca de 8 milhões de seguidores por todo o mundo.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”” ]
Não falem sem conhecimento de causa. Visitem a pagina das testemunhas de Jeová e vejam se os artigos que expõem ou se os ensinamentos bíblicos que defendem são motivo para tanto ódio ou qualquer acusação de quem quer que seja, especialmente as que foram feitas pelo ministério russo. http://www.jw.org