Homem de Gouveia / Lusa

Rui Rio ao lado de Miguel Albuquerque na festa de Chão da Lagoa

O presidente do PSD, Rui Rio, garantiu esta quarta-feira que o partido não organização nenhuma das suas festas de verão, nomeadamente a do Chão da Lagoa, na Madeira, e a do Pontal, no Algarve.

“Seguindo as regras do bom senso, e de respeito pela lei e pela saúde de todos nós, o PSD decidiu não realizar nenhuma das suas festas de Verão, designadamente a do Chão da Lagoa na Madeira e a do Pontal no Algarve”, escreveu Rio na sua conta de Twitter.

“Só com disciplina e unidade conseguiremos vencer a covid-19″, rematou.

A garantia dada por Rui Rio surge depois de o Governo de António Costa ter anunciado que todos os “festivais e espetáculos de natureza análoga” estão proibidos até 30 de setembro devido à pandemia de covid-19, que já matou mais de mil pessoas em Portugal.

O PCP ainda não anunciou se cancelará ou não a tradicional Festa do Avante!, recordando, em comunicado, que este evento “não é um simples festival de música”.

Em entrevista ao Porto Canal, o primeiro-ministro admitiu que a Festa do Avante se poderá realizar se forem cumpridas as orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A atividade política do PCP ou de qualquer outro partido não está proibida, nem nos passa pela cabeça, creio eu que a ninguém, proibir a atividade política. Agora, essas atividades vão ter de ser realizadas de acordo com as regras [da DGS]. No meu partido tínhamos o congresso marcado para maio, está adiado sine die [por tempo indeterminado]”, afirmou o governante.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]