Ricardo Castelo / Lusa
O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio
O líder do PSD, Rui Rio, criticou esta segunda-feira a atribuição de aumentos na função pública numa altura em que o país enfrenta a pandemia.
Numa publicação na sua conta oficial no Twitter, o presidente do PSD considera que estes aumentos “não podem acontecer” em plena pandemia de covid-19, recordando que o novo coronavírus deixou muitos trabalhadores em lay-off e empurrou outros para o desemprego.
“Bem sei que 0,3% é pouco (…) Mas quando há trabalhadores em lay-off a receber só 2/3 do salário, outros atirados para o desemprego e as finanças públicas brutalmente pressionadas pelos gastos que estamos a ter de fazer, estes aumentos não podiam acontecer”, escreveu na rede social.
Os funcionários públicos começam esta segunda-feira a receber os salários de abril com os aumentos de 0,3% para a generalidade dos trabalhadores e de 10 euros para as remunerações inferiores a 700 euros, com retroativos a janeiro.
Os salários da função pública começam a ser pagos ao dia 20 de cada mês e os primeiros a receber são os trabalhadores da Presidência do Conselho de Ministros, dos ministérios das Finanças, da Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Cultura, dos Negócios Estrangeiros e da Modernização do Estado e da Administração Pública, segundo o despacho que define as datas de pagamento.
O despacho do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública define que no dia 21 (na terça-feira) são pagos os salários dos ministérios da Administração Interna, Justiça e Saúde e, no dia seguinte, os da Economia e da Transição Digital, Planeamento e das Infraestruturas e da Habitação. Os últimos a receber, a dia 23 (na quarta-feira), são os trabalhadores dos ministérios da Educação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ambiente e da Ação Climática, da Coesão Territorial, da Agricultura e do Mar.
Fonte oficial do Ministério da Administração Pública admitiu, no entanto, à agência Lusa que há serviços que poderão não conseguir pagar as atualizações ainda em abril. “As atualizações salariais já começaram a ser processadas em abril, no entanto, esse pagamento dependerá da capacidade dos serviços e do momento em que estes processam os respetivos salários”, afirmou a fonte.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Uma verdadeira pouca-vergonha! Ele aumenta os FP porque são uma população propícia a votar neles que o que verdadeiramente os move e, os privados lá vão ter mais umas taxas para sustentar os portugueses de 'primeira'.
Conte com o meu voto Dr Rui Rio!