O atual presidente da Câmara do Porto e candidato às eleições autárquicas, Rui Moreira, dispensou o apoio dos socialistas na sequência de declarações de Ana Catarina Mendes, número dois do partido.
Segundo apurou o Expresso, numa reunião à porta fechada realizada na quinta-feira à noite, o núcleo próximo de Rui Moreira decidiu que não há condições para manter o apoio do PS na recandidatura do presidente da Câmara do Porto às eleições de outubro.
Segundo a RTP, “Rui Moreira ficou incomodado com as palavras da dirigente socialista Ana Catarina Mendes”, que disse que “uma vitória de Moreira é uma vitória do PS“, e convocou uma reunião de emergência da sua comissão política de recandidatura.
Rui Moreira considera que as declarações da secretária-geral adjunta do PS colocaram em causa “o carácter independente da candidatura“, que conta também com o apoio do CDS-PP.
Esta quarta-feira, numa entrevista ao “Observador”, Ana Catarina Mendes afirmou que, apesar de se registar alguma contestação interna sobre o futuro a prazo do partido na segunda cidade do país e de haver indefinição sobre a forma como os socialistas vão integrar a lista independente, a decisão do PS de abdicar de apresentar um projeto autónomo no Porto e apoiar a recandidatura de Rui Moreira “é mesmo irreversível
”.“Feita a avaliação política do trabalho autárquico no Porto, o PS considerou que o melhor projeto é o liderado pelo independente Rui Moreira. As estruturas locais do PS já se pronunciaram e votaram o apoio a Rui Moreira – e é nessa batalha que vamos estar concentrados”, declarou.
Questionada se o PS tenciona contabilizar para si os votos que a lista de Rui Moreira obtiver no Porto, Ana Catarina Mendes referiu que, se essa foi a interpretação retirada da posição que assumiu na entrevista, então ter-se-á “exprimido mal”.
A deputada admitiu que as suas palavras possam ter sido mal interpretadas, salientando que, “evidentemente”, uma vitória da lista de Rui Moreira será sempre um triunfo do atual presidente da Câmara Municipal do Porto, mas que será também festejado pelos militantes socialistas portuenses que apoiam a sua recandidatura.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” ]
Rui Moreira subiu mais uns pontos na consideração dos cidadãos pela sua atitude firme.
Face aos avanços da horrível Ana Catarina tentando contabilizar a Câmara do Porto como uma vitória do PS e preparar-se para impingir alguns boys & girls socialistas para lugares de tacho !
O Porto tem sabido escolher os seus representantes. Depois de Rui Rio, Rui Moreira.
Lisboa pelo contrário, após o babush Costa, o não eleito Medina !