EPA / Lusa / Nuno André Ferreira

Benfica conquistou 7ª Supertaça Cândido de Oliveira com vitória de 3-1 sobre o Vit.Guimarães, em Aveiro.

A RTP está a ser alvo de críticas depois de ter exibido o seio de uma adepta de futebol, num grande plano, durante a transmissão da final da Supertaça, entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, no passado sábado.

A imagem da polémica foi transmitida já na parte final do jogo, exibindo, num grande plano, o seio de uma adepta do Benfica, com o símbolo das águias estampado na camisola encarnada que usava, quando o resultado estava já em 3-1, o marcador final que deu ao clube da Luz a sua sétima Supertaça.

A RTP não reagiu às críticas, mas o realizador da transmissão, Ricardo Espírito Santo, já veio pedir desculpas pelo sucedido, através de um comentário no seu perfil no Facebook. O realizador assume que o “zoom out que começava num seio de uma adepta benfiquista” é “um plano que envergonha valores fundamentais“.

“Escuso-me a entrar em detalhes acerca da forma como realizo futebol mas, sem querer soar a justificação – este plano não devia ter sido emitido, ponto final

– sempre digo que o que aconteceu foi completamente involuntário”, acrescenta Ricardo Espírito Santo.

O realizador ainda pede “desculpas aos espectadores e, sobretudo, à adepta benfiquista” visada pelas imagens. “Toda a equipa ficou de rastos”, afiança também, realçando que não se revê “nos epítetos de ordinário e demais mimos” com que tem sido criticado.

O caso despoletou inúmeras reacções nas redes sociais e na própria publicação de desculpas do realizador, onde há opiniões para todos os gostos. E muitos, essencialmente, homens, surgem a defender a exibição da imagem da polémica.

No Twitter, também há posições em todos os sentidos e até a jornalista Fernanda Câncio se pronunciou sobre o assunto, usando o adjectivo “nojento” para classificar o grande plano da RTP.

[sc name=”assina” by=”SV, ZAP”]