José Rodrigues dos Santos / Facebook
José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor
“Ontem, por equívoco, referi que o deputado mais velho eleito para o parlamento era uma mulher. Na verdade, o deputado mais velho é Alexandre Quintanilha”, lamentou José Rodrigues dos Santos em directo, no Telejornal desta quinta feira.
A polémica instalou-se quando no Telejornal de quarta-feira o pivô da RTP referiu que o “deputado mais velho do parlamento tem 70 anos e foi eleito – ou eleita – pelo PS”.
Depois de a afirmação ter gerado uma onda de indignação nas redes sociais, o jornalista desculpou-se no noticiário: “As devidas desculpas são endereçadas ao dois deputados”.
O jornalista usou a expressão “eleito – ou eleita” quando se referia a Alexandre Quintanilha, deputado do PS, homossexual assumido e casado com o escritor norte-americano Richard Zimler.
A RTP emitiu entretanto um comunicado, onde assegurou que tudo não se passou de um erro.
Já o jornalista explicou o que se passou.
“Os repórteres apresentam-nos propostas de pivô em que eles explicam o que está na peça e depois nós, apresentadores, reescrevemos aquilo à nossa maneira. A proposta é a seguinte: há uma série de rostos novos no Parlamento, um é um deputado de 70 anos que é o mais velho, uma pensionista… E o que é que eu pensei? Que o deputado de 70 anos é uma pensionista. Não diz lá o nome.
Mas houve uma coisa que achei estranho, porque diz ‘o deputado’ e ‘a pensionista’; podia ter dito ‘a deputada’, mas eu fiquei ‘bom, se calhar usou o deputado como género neutro, e mantive deputado’. E quando o ‘Telejornal’ está no ar, entra uma promoção à peça.
Aí o texto é meu mas não sou eu que ponho as imagens. E na promoção puseram a imagem da pensionista, e eu digo ‘deputado de 70 anos’ e olho para a imagem e vejo que é uma mulher. E dizer que um deputado de 70 anos é uma pensionista até faz algum sentido. Não vi nenhuma anomalia ali”.
Explicações à parte, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social vai abrir um processo contra a RTP na sequência das queixas recebidas a propósito do incidente.
“O Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu abrir um processo contra a RTP devido à notícia do Telejornal de ontem sobre os novos deputados. A abertura do processo deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos”, lê-se no comunicado.
Também o secretário-geral do PS, António Costa, dirigiu um protesto formal à RTP pelo que qualifica como o “comportamento inaceitável do pivô”, exigindo um pedido de desculpas do jornalista a Alexandre Quintanilha.
Não havia necessidade nenhuma de frisar o eleito ou eleita, até porque se falava de deputados era logo à partida que devia dizer!
As desculpas não se pedem, evitam-se!
Esperemos que sirva de emenda para situações futuras e estas "graçolas" deixem de acontecer num trabalho que se quer sério, com rigor, isento e com maturidade...