Mário Cruz / Lusa

Os candidatos à liderança do PSD, Rui Rio (E) e Pedro Santana Lopes (D)

Uma sondagem dá uma vitória clara a Rui Rio em detrimento de Pedro Santana Lopes nas eleições diretas que se realizam hoje. Mas, no final, quem sai mesmo vencedor é António Costa, que recebe um voto de confiança para continuar no lugar.

A sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios aponta para uma clara vitória de Rui Rio contra Santana Lopes. Dos 600 inquiridos, 69% acredita que o antigo autarca do Porto cumpriria melhor o papel de líder do PSD contra 22,5% que prefere Santana Lopes.

A diferença é reduzida se forem tidos em conta apenas os entrevistados que assumem inclinação a votar no PSD nas próximas legislativas, em 2019, no entanto, continua a ser chamativa. Neste contexto, 60,4% dos inquiridos prefere Rio a Santana, que recolhe 37,1% das intenções de voto.

Estes números não têm em conta, no entanto, o impacto dos últimos dois debates realizados estas quarta-feira, na TVI, e quinta-feira, na TSF e na Antena1, que podem exercer influência na intenção de voto, já que foram realizados entre os dias 6 e 9, data anterior à dos debates.

Assim, para esta sondagem fica expressa a opinião dos entrevistados tendo assistido apenas ao debate dos dois candidatos na RTP, do qual Santana Lopes saiu vencedor.

Nos últimos dois debates não terá sido tão visível uma diferença entre Santana e Rio, com debates menos agressivos – apesar de Rio não ter evitado o contra-ataque face ao primeiro confronto – e mais nivelados.

Dando como certo, na sondagem, que os inquiridos preferem Rio a Santana, entre o antigo autarca do Porto e o atual primeiro ministro, António Costa, o voto de confiança vai para o último.

O primeiro-ministro recolhe 55,7% das intenções e Rio 33%. Esta é a convicção dos 600 inquiridos quando Rio é colocado ao lado de Costa e quando é avaliado qual dos dois inspira mais confiança para exercer o cargo de chefe do Executivo.

A distância agrava-se se a disputa fosse feita entre Costa e Santana, com o primeiro ministro a recolher 71% das intenções de voto e o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a recolher apenas 19%.

No entanto, se a avaliação sobre a confiança para primeiro-ministro for feita junto dos entrevistados que afirmam que votariam PSD numas eleições legislativas, os resultados mostram que Rio ganha a Costa, mas Santana não.

No duelo de Rio contra Costa o primeiro arrecada 75,6% dos votos, contra 7,8% para Costa. Surpreendente é o facto de o eleitorado social-democrata, no confronto entre Costa e Santana, acreditar que é o atual primeiro-ministro quem recolhe a confiança para manter a chefia do Governo. Costa teria 54,9% dos votos, enquanto Santana teria 29,8%.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]