-
-
-
-
-
Uma esquadra britânica ataca uma frota espanhola ao largo de Cartagena, 1708. O essencial do tesouro espanhol perde-se no naufrágio do San José, destruído pela explosão do seu paiol (óleo de Samuel Scott, 1770)more

O governo da Colômbia tornou públicas as primeiras fotos do lendário galeão San José, que se afundou há mais de 3 séculos ao largo de Cartagena com o que é considerado o maior tesouro afundado da história.

“A descoberta dos destroços do San José é um dos maiores achados de património submerso na história da humanidade”, anunciou o presidente da Colômbia,  Juan Manuel Santos, durante uma conferência de imprensa em Cartagena.

“Na manhã da passada sexta-feira, dia da Virgem Milagrosa, o Instituto Colombiano de Antropologia e História, encontrou nas imediações da costa caribenha colombiana um achado arqueológico que corresponde ao navio almirante Galeão San José”, anunciou Juan Manuel Santos.

O presidente colombiano tinha anunciado este sábado terem sido localizados os restos do San José, o mítico barco que afundou perto da costa de Cartagena no século 18 quando transportava um grande tesouro em ouro, prata e esmeraldas para a Espanha.

O galeão San José, navio almirante da armada espanhola, afundou-se em 1708 ao largo de Cartagena, depois de um confronto com uma esquadra de piratas britânicos.

O lendário galeão, armado com 60 canhões, tinha zarpado de Cartagenaa 28 de maio de 1708, com destino a Espanha, e transportava uma enorme carga de ouro proveniente de Nova Granada, prata do Perú e pedras preciosas.

Acredita-se que a bordo se encontravam 11 milhões de moedas de ouro, além de outras riquezas. Em 1980, o Congresso da Colômbia avaliou a carga em cerca de 10 mil milhões de euros.

O tesouro afundado do San José foi o mais procurado do mundo durante décadas, e sua propriedade é agora disputada entre uma empresa que alega ter descoberto a sua localização e o governo da Colômbia.

Mas também o governo de Espanha reclama direitos de propriedade sobre o San José, alegando que o galeão fazia na realidade parte de uma frota militar espanhola.

ZAP