Esta noite vai poder dormir mais uma hora. Na madrugada deste domingo, em Portugal continental e na Madeira, às 2h os relógios devem ser atrasados 60 minutos. Nos Açores, a mudança será feita à 1h da madrugada passando para a meia-noite.

Se durante o verão podemos ter dias compridos, no inverno a história muda de figura. Portugal vai atrasar os relógios uma hora na madrugada deste domingo, dando início ao horário de inverno, indica o site do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Esta madrugada de domingo (27 de outubro) em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 2h os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 1h. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 1h da madrugada de domingo, passando para a meia-noite (00h).

Como o debate relativo ao fim da mudança da hora na União Europeia continua em aberto, a próxima mudança de hora acontecerá daqui a seis meses, a 29 de março de 2020, marcando a mudança para o regime de verão.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

Desta forma, a hora mudará ainda a 25 de outubro de 2020 e em 2021, nos domingos de 28 de março e 31 de outubro. Depois, o Conselho da União Europeia diz que “não se decidiu ainda nada sobre o que acontecerá, nem quando”.

Segundo o Público, não se sabe se a mudança horária será mesmo abolida. Se esse cenário acontecesse, obrigaria Portugal a escolher para sempre ou o horário de Inverno ou o de Verão, ou se o país poderá manter o regime bi-horário atual.

Depois de a Comissão Europeia ter proposto o fim da mudança da hora e de o Parlamento Europeu ter concordado, falta agora saber a posição do Conselho da União Europeia, que ainda não a tomou. A situação ainda está a ser analisada e o assunto deverá voltar a ser debatido no Conselho de Transportes, a 2 de dezembro.

Em março, O Governo português garantiu que iria manter a sua “posição assumida” de mudar a hora duas vezes por ano. O jornal Público tentou contactar, na quarta-feira, o ministério das Infraestruturas, que diz que “não há novidades” em relação a este assunto.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]