Jens Buettner / EPA
Os refugiados que forem acolhidos em Portugal e quiserem continuar os seus estudos superiores poderão fazê-lo na Universidade Lusófona, de forma gratuita.
Em declarações à Renascença, o responsável do gabinete de apoio a refugiados criado recentemente pela instituição, Paulo Mendes Pinto, confirma que “propomos apoiar todos os refugiados que cheguem a Portugal e que, ao abrigo do estatuto de refugiado, estejam enquadrados em instituições portuguesas”.
“O que propomos é, não só fazer a avaliação do percurso académico que a pessoa traz, como se a pessoa quiser continuar esses estudos em alguma instituição do grupo Lusófona possa fazê-lo de forma completamente gratuita“, explica o responsável.
No âmbito do Programa de Enquadramento Académico de Refugiados, os imigrantes poderão prosseguir os estudos numa “instituição do grupo Lusófona de forma completamente gratuita” depois de avaliado o percurso académico – os diplomas, as equivalências, a possibilidade de integração na universidade -, garante Paulo Mendes Pinto.
O responsável afirma que já estão em andamento os contactos com as instituições de acolhimento, que “irão fazendo chegar os casos de pessoas que deixaram os seus estudos a meio e que estão interessadas em retomar o seu tempo perdido”.
Por agora, no entanto, não se sabe ao certo quantos refugiados estarão em condições de se candidatar a esta oportunidade, mas a Lusófona promete avaliar todos os casos.
ZAP
e sem abrigo tb ... não ? pois isso não faz manchete.