Yuri Kochetkov / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou os países que apoiam Juan Guaidó, que se auto-proclamou Presidente interino da Venezuela no fim de janeiro, questionado mesmo se serão “loucos”, noticia a agência AFP.

“A minha vontade é de perguntar àqueles que apoiam [Juan Guaidó]: mas vocês são loucos ou quê? Vocês entendem onde é que isso vai levar?”, indagou o Presidente russos, esta quinta-feira, à margem de um fórum económico em São Petersburgo, realizado durante a visita oficial do Presidente da China, Xi Jinping, à Rússia.

A informação, avançada pela AFP, cita agências russas, cujos diretores estiveram reunidos com Vladimir Putin esta quinta-feira.

“Um homem chega a uma praça, olha para o céu e, perante Deus, declara-se como chefe de governo. Alguma vez isto pode ser normal? Se assim for, então haverá caos em todo o planeta”, considerou Vladimir Putin, apoiante de Nicolás Maduro

“Se escolhessem o Presidente dos Estados Unidos desta forma, ou em qualquer outro lugar, se no Reino Unido elegessem o primeiro-ministro ou em França escolhessem o Presidente desta mentira, o que seria?”, questionou.

Apesar de considerar o auto-proclamado Presidente da Venezuela “boa pessoa”, Putin reitera que a crise no país “deve ser resolvida pelo povo venezuelano”.

A Rússia, recorde-se, a par da China, são os principais países que apoiam a Presidência de Nicolás Maduro. Mais de 50 países, entre os quais está Portugal, Estados Unidos, Brasil, Canadá e grande parte da Europa, reconhecem a legitimidade de Juan Guaidó como Presidente interino para convocar eleições presidenciais antecipadas.

Bolívia, China, Cuba, México, Nicarágua, Rússia e Turquia apoiam Maduro.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]