O psicólogo Quintino Aires, que intervém como comentador no programa da TVI “Você na TV”, é acusado de racismo e de propagar o ódio contra a etnia cigana. Em causa estão declarações que fez no programa.
“A etnia cigana não está integrada em Portugal”, disse Quintino Aires durante a rubrica “Crónica criminal”, no programa emitido esta quarta-feira de manhã, onde se abordava o caso de um grupo de pessoas que terá agredido bombeiros e danificado um quartel.
O psicólogo acrescentou que “a etnia cigana não respeita as normas do país onde vive”. “Invadem as escolas, invadem os hospitais; não respeitam regra absolutamente nenhuma”, afiançou ainda.
As declarações de Quintino Aires estão a gerar uma onda de indignação e já levaram 14 associações ciganas para o Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas a emitir um comunicado de repúdio público.
Nessa nota, transcrita pelo Público, salientam que as palavras de Quintino Aires “são inadmissíveis, porquanto reproduzem preconceitos e estereótipos e promovem posições racistas“, acrescentando que o “espaço mediático” não pode ser “utilizado como veículo de propagação de discursos de ódio“.
Estas associações pedem à TVI para tomar uma posição pública e solicitam a intervenção da Ordem dos Psicólogos, da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, destaca o Público.
Durante o programa, Manuel Luís Goucha ainda tentou vincar que “é importante não generalizar” e que “há muitos elementos de etnia cigana que estão integradíssimos, até são licenciados, são presidentes de câmara
“.Contudo, Quintino Aires fez questão de sublinhar que são casos “raríssimos”, considerando que “a maioria [dos ciganos] trafica droga e não trabalha”.
Manuel Luís Goucha alertou então o psicólogo de que este tipo de discurso é “muito perigoso”, reforçando que “há elementos maus em todas as comunidades”. “Sim, mas maioritariamente nos ciganos”, concluiu Quintino Aires.
O psicólogo ainda não reagiu às inúmeras críticas que está a receber, nomeadamente na sua página do Facebook, onde muitos utilizadores lhe chamam “racista”.
Foi também já criada uma petição pública que pede à TVI para afastar o comentador e que já tem mais de 900 assinaturas, argumentando que “Quintino Aires resolveu soltar toda a sua má formação como cidadão e pessoa e proferir um discurso inflamado e cheio de ódio preconceituoso contra as comunidades ciganas”.
“Aquilo que o Sr. Quintino fez configura crime, pois racismo não é opinião, é um crime“, acrescenta ainda a petição, solicitando o afastamento do psicólogo “o quanto antes”.
ZAP
Infelizmente é verdade, os ciganos na sua maioria vivem à margem das leis, do país, e aproveitam-se delas para subsídios. muitos vivem de roubos, tráficos, e outro tipo de expedientes. 3 histórias rápidas, de entre centenas. Numa obra onde estava há anos, tínhamos as ferramentas, na obra, ouviu-se um barulho e quem estava almoçando foi ver o que era, era um cigano que já ia andando com um martelo eléctrico de várias centenas de euros, quando o viram ele simplesmente deixou o equipamento no caminho e seguiu. Segunda, tenho amigos com explorações agrícolas e estufas, todos os anos os ciganos roubam e vendem em mercados, quando são apanhados a carregar, abalam como se nada fosse com eles, um outro caso e que acontece durante todo o verão no Algarve, centenas de ciganos vêm de outras partes do país para roubar alfarrobas, quando os proprietários , na sua maioria idosos chegam junto das árvores,já estas foram apanhadas, perdendo assim o seu rendimento anual. E tudo isto com a anuência das autoridades, que vêm passar carros de mulas carregados sabendo perfeitamente que são roubadas. Os juízes também com medo de parecer "racistas" tudo deixam passar, esquecem que é esta impunidade que faz com que as pessoas se tornem racistas, se houvesse justiça haveria muito menos racismo. uma pessoa trabalha e paga todos os impostos e depois vêm os ciganos não contribuem com um cêntimo para a sociedade e receberem centenas quando não milhares de euros.