caption=

O psicólogo Quintino Aires, que intervém como comentador no programa da TVI “Você na TV”, é acusado de racismo e de propagar o ódio contra a etnia cigana. Em causa estão declarações que fez no programa.

“A etnia cigana não está integrada em Portugal”, disse Quintino Aires durante a rubrica “Crónica criminal”, no programa emitido esta quarta-feira de manhã, onde se abordava o caso de um grupo de pessoas que terá agredido bombeiros e danificado um quartel.

O psicólogo acrescentou que “a etnia cigana não respeita as normas do país onde vive”. “Invadem as escolas, invadem os hospitais; não respeitam regra absolutamente nenhuma”, afiançou ainda.

As declarações de Quintino Aires estão a gerar uma onda de indignação e já levaram 14 associações ciganas para o Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas a emitir um comunicado de repúdio público.

Nessa nota, transcrita pelo Público, salientam que as palavras de Quintino Aires “são inadmissíveis, porquanto reproduzem preconceitos e estereótipos e promovem posições racistas“, acrescentando que o “espaço mediático” não pode ser “utilizado como veículo de propagação de discursos de ódio“.

Estas associações pedem à TVI para tomar uma posição pública e solicitam a intervenção da Ordem dos Psicólogos, da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, destaca o Público.

Durante o programa, Manuel Luís Goucha ainda tentou vincar que “é importante não generalizar” e que “há muitos elementos de etnia cigana que estão integradíssimos, até são licenciados, são presidentes de câmara

“.

Contudo, Quintino Aires fez questão de sublinhar que são casos “raríssimos”, considerando que “a maioria [dos ciganos] trafica droga e não trabalha”.

Manuel Luís Goucha alertou então o psicólogo de que este tipo de discurso é “muito perigoso”, reforçando que “há elementos maus em todas as comunidades”. “Sim, mas maioritariamente nos ciganos”, concluiu Quintino Aires.

O psicólogo ainda não reagiu às inúmeras críticas que está a receber, nomeadamente na sua página do Facebook, onde muitos utilizadores lhe chamam “racista”.

Foi também já criada uma petição pública que pede à TVI para afastar o comentador e que já tem mais de 900 assinaturas, argumentando que “Quintino Aires resolveu soltar toda a sua má formação como cidadão e pessoa e proferir um discurso inflamado e cheio de ódio preconceituoso contra as comunidades ciganas”.

“Aquilo que o Sr. Quintino fez configura crime, pois racismo não é opinião, é um crime“, acrescenta ainda a petição, solicitando o afastamento do psicólogo “o quanto antes”.

ZAP