portugal.gov.pt

Paulo Portas, lºíder do CDS, Pedro Passos Coelho, líder do PSD, vice e primeiro ministro de Portugal.

O Partido Socialista registou de novo uma queda nas intenções de voto dos portugueses, segundo revela uma sondagem realizada pela Eurosondagem para o Expresso e SIC.

O PS recolhe a preferência de 32,5% dos eleitores, uma queda de 0,5% face às preferências manifestadas na sondagem anterior. Na mesma sondagem, o PSD regista uma subida de 1,4% nas intenções de voto, que se fixaram em 27,5% dos eleitores – apenas menos 5% do que as preferências recolhidas pelo PS.

O outro partido da coligação no governo, o CDS/PP, registou uma descida de 0,3% e recolhe agora 6.6% das intenções de voto. O resultado somado dos dois partidos do governo, 34,1%, ultrapassa agora o resultado do maior partido da oposição.

A CDU regista 11,1% das intenções de voto, com uma descida de 0,7%, mantendo-se como a terceira força mais votada. O MPT de Marinho Pinto, partido que surpreendeu nas Eleições Europeias com 7% dos votos, recolhe 3.2% das intenções, atrás dos 3.8% do Bloco de Esquerda.

54% dos inquiridos acha que as eleições legislativas devem ser antecipadas, mas 39% rejeita a necessidade de antecipação do acto eleioral.

A sondagem foi recolhida entre os dias 3 e 9 de Julho.

ZAP