PSD / Flickr

foto: PSD / Flickr

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP apresentou hoje uma proposta para aumentar de 419,22 euros para 600 euros o valor das pensões de sobrevivência salvaguardado dos cortes aplicados devido à convergência dos regimes de pensões, salvaguardando cerca de 10 mil pensionistas.

“Acabamos de apresentar na comissão de orçamento e finanças uma proposta com vista a que o limite a partir do qual essa convergência se opera entre o regime da Caixa Geral de Aposentações e da Segurança Social, dos 419 euros, nós propomos que passe a ser de 600 euros”, afirmou o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, aos jornalistas.

Com esta proposta, o limite da isenção dos cortes passa a ser igual nas pensões de sobrevivência à já proposta para as pensões de velhice, de 600 euros.

Limite de 600 euros para corte nas pensões de sobrevivência “visa proteger as pensões mais baixas”

O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, afirmou hoje que o Governo aceitou elevar o limite mínimo dos cortes nas pensões de sobrevivência para 600 euros, com vista a “proteger” as pensões mais baixas.

“Entendemos que os 419 euros nos parecia um valor adequado, mas com vista a proteger pensões mais baixas, aceitamos elevar o limite para os 600 euros”, afirmou Hélder Rosalino, no Parlamento.

O secretário de Estado está a ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, no âmbito da apreciação na especialidade do regime de convergência de pensões.

/Lusa