(dr) Inês Henriques / Cultur'Art Mag

José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor

As críticas duras feitas por deputados do PS ao jornalista José Rodrigues dos Santos levaram o PSD a avançar com uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, acusando os socialistas de pressões sobre a RTP.

Em causa está uma apresentação feita por Rodrigues dos Santos sobre a evolução da dívida pública, onde o jornalista notou que o governo “escondeu” parte dos respectivos valores durante o Executivo de José Sócrates.

Alguns deputados socialistas ficaram indignados com a peça, manifestando a sua revolta através das redes sociais, como foi o caso de João Galamba e José Magalhães.

Agora, deputados da Juventude Social-Democrata submeteram à ERC e ao Governo “perguntas sobre as pressões de figuras socialistas à RTP e a José Rodrigues dos Santos”.

Os deputados da JSD consideram que o comportamento de personalidades ligadas ao Partido Socialista é “uma nítida pressão aos responsáveis editoriais da RTP“, e solicitam à ERC que se pronuncie sobre o assunto, nomeadamente indicando se “a peça extravasou a função informativa e se o jornalista ultrapassou os limites de ‘expressão e criação’, inscritos na Lei de Imprensa”.

Num comunicado divulgado no site da JSD, o deputado Simão Ribeiro, presidente da organização, constata que o PS pretendeu “descompor o jornalista e pressionar o canal”, usando um “tom” e “expressões” que diz serem “inaceitáveis para com a comunicação social”.

Não se pode tolerar mais esta conduta, que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre a comunicação social”, considera ainda a JSD.

A juventude social-democrata questionou ainda o ministro da Cultura, que tem a tutela da RTP, sobre “que iniciativas tomará para evitar outros condicionamentos políticos à liberdade de imprensa”.

ZAP