Mário Cruz / Lusa
O primeiro-ministro, António Costa
Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que o PS recuperou intenções de voto e vale agora mais do que toda a direita junta.
De acordo com a sondagem para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF, o PS termina o mês de novembro com 37,2% das intenções de voto – um pouco mais do que nas legislativas de 2019 e mais do que a direita toda junta (34,6%).
Em outubro, quando começaram a aumentar diariamente os casos de covid-19 no país o PS perdeu cinco pontos percentuais. Agora, depois do anúncio das medidas restritivas para controlar a pandemia, os socialistas voltam a subir nas intenções de voto e recuperam em todas as regiões, classes sociais e faixas etárias.
Já o Bloco de Esquerda apresenta uma queda de dois pontos percentuais. As votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) não deixaram Catarina Martins numa posição favorável. As intenções de voto fixam-se agora nos 7,9%, o pior resultado do Bloco registado nas sondagens da Aximage. Em outubro, 68% dos eleitores do Bloco queriam o OE021 aprovado à Esquerda.
A CDU mantém os 5,8% e o PAN sobe para 6,5%.
À direita, o único partido a crescer é o Chega. O CDS não vai além dos 1% e a Iniciativa Liberal desce para 2,2%. Enquanto o PSD de Rui Rio perde três pontos percentuais e regista 23,9% das intenções de voto, o partido de André Ventura atinge os 7,5%, o valor mais alto conseguido neste barómetro.
Em relação à confiança para desempenhar o cargo de primeiro-ministro. António Costa leva vantagem (50%), enquanto Rui Rio permanece estável nos 18%.
O trabalho de campo da sondagem da Aximage decorreu entre os dias 23 e 26 de novembro de 2020. Foram recolhidas 647 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade. À amostra de 647 entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,90%.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
É apenas uma sondagem feita á medida, pela comunicação social e contraria tudo o que tenho presenciado. Enfim...