O PS está a subir no barómetro mensal da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, enquanto que o PSD mantém a tendência de diminuição e atinge o seu valor mais baixo de 2016.
Um ano depois das legislativas, o PS está à frente nas intenções de voto, arrecadando 36,3% dos votos – o partido cresceu 0,3 pontos percentuais face à última sondagem.
O PS apresenta o melhor resultado desde as eleições legislativas, mas o PSD regista a pior leitura deste ano (30,7%), tendo perdido 1,4 pontos percentuais.
O PSD e o PAN – que regista uma queda para 1,3% – são os únicos partidos que descem no barómetro de outubro.
De acordo com o Jornal de Negócios, o Bloco de Esquerda surge na sondagem como a terceira força política, arrecadando 9,5% das intenções de voto, mais 0,6 pontos percentuais do que na última sondagem – o maior crescimento entre todos os partidos políticos.
A CDU subiu 0,2, estando agora com 8,3% das intenções de voto, e o CDS sobe 0,1 pontos percentuais, atingindo os 7%.
Quanto aos líderes dos principais partidos, a situação é semelhante – António Costa subiu três décimas em relação ao mês passado (29,9%) e Pedro Passos Coelho perde popularidade (16,6%).
Catarina Martins é a líder partidária que regista o maior aumento de opiniões positivas, tendo subido 1,1 pontos percentuais.
O melhor saldo é o de Marcelo Rebelo de Sousa, de 58,4 pontos, mais sete décimas do que na última sondagem.
BZR, ZAP
Enquanto o senhor Costa e os seus mentores continuarem a fabricar lugares para mais funcionários públicos, a colocar milhares de professores a tempo zero, a diminuir os alunos por turma, a sobrecarregar os contribuintes com os prejuízos dos transportes públicos, a reprivatizar, a aumentar o número dos subsidio-dependentes e a criar desgraçados, naturalmente que as intenções de voto no PS vão aumentar.