José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa

Numa sondagem divulgada pelo jornal Expresso esta sexta-feira, o Partido Socialista está perto da maioria absoluta. O PSD de Rui Rio regista a maior subida desde 2015.

Os resultados do barómetro Eurosondagem de março, publicados pelo semanário Expresso esta sexta-feira, colocam o Partido Socialista perto da maioria absoluta, com 41,5% das intenções de voto.

Segundo a mesma sondagem, a popularidade do Governo socialista continua a subir, e António Costa é o único líder partidário cuja popularidade aumenta. O primeiro-ministro tem um saldo positivo de 34,2% – uma subida de 0,7 pontos percentuais.

As notícias são boas também para o PSD.  Um mês após a eleição do novo líder do partido, os social-democratas registam uma subida de 1,5 pontos percentuais para os 28,4% de intenções de voto. Rui Rio tem um saldo positivo de 10,3%.

Como sublinha o Expresso, nem os vários casos que têm afectado os sociais-democratas após o congresso do mês passado, como a escolha de Elina Fraga para a direcção do partido, ou a polémica em torno do currículo académico do secretário-geral, Feliciano Barreiras Duarte, impediram a subida do partido nas intenções de voto.

Também a CDU, com 7,3%, sobe nas intenções de voto, estando agora a menos de meio ponto percentual do Bloco de Esquerda, que obtém 7,7%.

Em quinto lugar nas intenções de voto registada pela sondagem, realizada para o Expresso e a SIC, aparece o CDS-PP com 6,6% das intenções de voto. O último dos partidos com representação parlamentar é o PAN, com 1,5%.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conquistou 63,9% de saldo de popularidade positivo – uma subida de 0,6 pontos percentuais face à última sondagem.  Assunção Cristas, Jerónimo de Sousa, o Governo e Catarina Martins registaram todos saldos positivos de popularidade, isto é, com mais opiniões positivas do que negativas.

Pelo contrário, a Justiça está em baixa. Os juízes têm um saldo de popularidade negativo de -14,7% e o Ministério Público regista um saldo de -18,4% nas opiniões dos inquiridos.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]