maique martens / Flickr

António Costa

Um dos autores do blog de apoio a António Costa para a liderança socialista, José Borges, colocou esta segunda-feira e retirou depois um texto intitulado “Seguro e o fim do III Reich”, que indignou a direção do PS.

“Foi inadmissível o que aconteceu. Estão a ser ultrapassados todos os limites” no blog antonio.blogs.sapo.pt, disse à agência Lusa fonte oficial da direção do PS.

Num blog informal em que participaria o próprio presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, assim como os deputados João Galamba, Isabel Moreira e Pedro Delgado Alves, entre outros socialistas, José Borges publicou um post polémico e depois pediu desculpa por aquilo que escreveu sobre o secretário-geral do PS, António José Seguro.

“Num momento infeliz publiquei um post pouco correto e que retirei por esse mesmo motivo. Pelo facto peço desculpa a quem se possa ter sentido pela comparação. A responsabilidade atinge-me exclusivamente”, refere na página do blog.

Antes, José Borges, cujas funções públicas são desconhecidas de parte dos participantes no blog contactados pela agência Lusa, tinha escrito o seguinte sobre o líder do PS: “Reconhecendo que o ponto de partida possa parecer falacioso por aparentar uma redução hitleriana, a verdade é que a ação de um homem com poder que vê o mundo ruir pelo princípio democrático da discussão, é tão perigosa quanto destrutiva”.

“Se Hitler ameaçava levar o mundo todo com ele para o abismo caso a Alemanha tombasse, assim parece agora António José Seguro do seu ninho de águia, lugar supremo da desrazão”, acrescentou.

António Costa desconhece blog informal de apoio à sua candidatura

O militante socialista André Couto, um dos criadores do blog, afirmou que o presidente da Câmara de Lisboa desconhece em absoluto e não participa nesse site de apoio à a sua candidatura a secretário-geral.

“Apareceu o nome de António Costa na lista de autores do blog, mas foi uma infeliz coincidência. O dr. António Costa desconhece e não participa no nosso blog informal de apoio à sua candidatura a secretário-geral do PS”, declarou André Couto à agência Lusa.

André Couto relembra que o autor do texto, José Borges, já pediu desculpas públicas e apresentou a demissão do blog.

“Todos os restantes membros do blog se demarcam daquilo que escreveu José Borges. Era o mais jovem da nossa equipa, que tem militantes do PS e independentes”, referiu.

André Couto salientou ainda que o blog está neste momento suspenso para reflexão. “Com esta iniciativa, ninguém pretendia entrar em ataques pessoais. Queremos antes construir soluções”, acrescentou.

ZAP / Lusa