Clara Azevedo / portugal.gov.pt
Primeiro-Ministro António Costa conversa com deputada Catarina Martins (BE) antes do encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2016
Uma nova sondagem aponta que o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda estão à beira da maioria absoluta.
O estudo de opinião da Eurosondagem, realizado em agosto para o Expresso e SIC, PS e Bloco voltaram a crescer nas intenções de voto dos inquiridos. Assim, se as eleições fossem hoje, PS poderia dispensar a CDU de um entendimento à esquerda para conseguir governar.
De acordo com o semanário, ao todo, PS e BE têm a preferência de 45,2% dos portugueses, mais 0,7 pontos do que há um mês, ficando assim no limiar mínimo da maioria absoluta.
Em 2005, bastaram 45,03% para José Sócrates obter 121 dos 230 lugares da Assembleia da República.
De acordo com o Expresso, a sondagem de agosto revela ainda quedas nas intenções de voto da CDU (-0,2 pontos) e do CDS (-0,5 pontos), penalizado pelo facto de ter passado as últimas semanas a denunciar que o Governo não fizera o suficiente para conseguir evitar as sanções europeias.
O PSD mantém-se sem qualquer alteração relativamente a julho nas preferências dos inquiridos entre 26 de julho a 2 de agosto.
ZAP
Essa sondagem deve ter sido realizada antes do Costa não ter demitido os três secretários de estado envolvidos nas viagens pagas pela GALP. Agora, muitos de nós que apoiaram Costa e saudaram a Geringonça estamos desiludidos.