SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

A candidatura de Sampaio da Nóvoa não reúne consenso no seio do PS e há entre destacados lideres socialistas quem critique abertamente o potencial candidato presidencial. É o caso de Sérgio Sousa Pinto, membro do Secretariado Nacional do PS escolhido por António Costa.

“Esta não é a minha esquerda”. Eis como Sérgio Sousa Pinto afirma, com todas as letras, que Sampaio da Nóvoa não é o seu candidato presidencial, numa publicação feita no seu perfil do Facebook e reproduzida pelo Observador.

O deputado socialista fala da “sublime virgindade” do ex-reitor da Universidade de Lisboa, referindo-se a uma declaração que ele fez recentemente – “Quem gosta de dinheiro deve afastar-se da política” -, para constatar que “parece que agradece a Deus a graça de ser pobre”.

Além disso, Sérgio Sousa Pinto compara Sampaio da Nóvoa ao ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que abdicou de 90% do ordenado enquanto esteve no cargo.

O líder da Juventude Socialista, João Torres, assume, por seu lado, que o seu candidato é António Guterres, sublinhando em declarações ao Observador que o actual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados tem “uma responsabilidade para com o país”.

Do universo socialista, Sampaio da Nóvoa recebe, para já, apenas o apoio de Mário Soares, manifestado em declarações ao Expresso divulgadas na passada sexta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa acredita que, “apesar de dividir o PS”, Sampaio da Nóvoa “vai ser apoiado [pelos socialistas] antes das legislativas”, conforme disse no seu habitual comentário de domingo na TVI.

O professor universitário afirmou também que Sampaio da Nóvoa pode abranger um consenso à esquerda, entre PS, PCP e Bloco de Esquerda, pelo que conclui que não entende porque é que na direita parecem “tão felizes” com a candidatura.

Em sentido contrário, Marques Mendes considera na SIC que a candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa é “uma prenda de Páscoa para Marcelo Rebelo de Sousa”.

SV, ZAP