O líder dos prisioneiros de uma das prisões mais perigosas da Venezuela recebe mais de 4.500 euros por semana. O dinheiro é-lhe entregue pelos próprios prisioneiros.
O Internato Judicial de Carabobo situa-se em Valencia, uma cidade próxima de Caracas, e é uma das prisões mais perigosas da Venezuela. Lá, há um prisioneiro que recebe mais de 4.500 euros por semana. Uma equipa de reportagem da Sky News conheceu o líder dos reclusos, que anda sempre armado com um revólver, até mesmo com guardas por perto.
O nome do homem não é conhecido, mas ficou-se a saber que ganha cerca de 5.500 dólares por semana, sendo que cada prisioneiro lhe dá um dólar, escreve a Visão.
Questionado se um dia quereria sair da prisão, o venezuelano atirou: “Estou a ficar rico, porque haveria de querer sair?”.
Apesar do cenário dantesco vivido atrás das grades, o dinheiro que lá ganha e o respeito que os prisioneiros têm por ele é suficiente para o manter confortável. A equipa da Sky News revelou as paupérrimas condições das infraestruturas da prisão
, onde há canos de esgoto à mostra, água suja a correr pelo chão, lixo espalhado por todo o lado, entre outros detalhes.A falta de controlo dos prisioneiros por parte dos guardas é tão fraca, que os reclusos podem praticamente fazer tudo o querem. Podem pagar para ter relações sexuais, comprar droga, álcool e armas sem qualquer tipo de punição.
“A maior parte dos prisioneiros possui armas consigo, e se eles resistirem, isto tornar-se-ia um cenário de guerra”, explicou um dos guardas prisionais ouvidos pela Sky.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
A versão capitalista do Admirável Mundo Novo. Uma distopia... mas a verdadeira ironia reside no dilema de que somos capazes de ambas. Da distopia e da utopia. Será sempre uma questão de opção, por muito que falem em "Natureza Humana". Afinal, somos produto do que nos rodeia.