(dr) Clarence House

Carlos, Príncipe de Gales

O herdeiro do trono britânico garantiu à BBC que quando for rei não irá ser um ativista ou abordar publicamente temas sobre os quais tem mostrado posições vincadas. “Não sou assim tão estúpido.”

O Príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico, deixou claro que tem consciência do seu papel enquanto herdeiro e que este será bem diferente do seu atual. Numa das declarações mais fortes, o Príncipe Carlos garantiu: “não sou assim tão estúpido”.

Num documentário da BBC, que estreou esta quinta-feira, dedicado ao seu 70.º aniversário, o príncipe britânico pôs de lado a ideia de que, no futuro, será um rei “intrometido” ou ativista.

“É vital recordar que apenas há espaço para um soberano de cada vez. Não dois”, disse, afirmando que tem a plena noção de que irá desempenhar um papel muito diferente o atual e que, tendo em conta essa responsabilidade, vai tentar ser um político não-partidário.

“Não podes ser o mesmo que o rei se és o Príncipe de Gales ou o herdeiro

. Mas a ideia de que de alguma forma vou ser exatamente da mesma forma não faz sentido nenhum porque são duas situações completamente diferentes”, afirmou o Príncipe Carlos.

Neste documentário, Prince, Son and Heir, Charles at 70, o herdeiro tenta clarificar que a sua atuação será diferente. “Algumas pessoas têm a ideia de que eu vou ser o mesmo se tiver de ser rei, o que é um completo absurdo, pois são funções completamente distintas”, sublinhou.

Segundo o Observador, Carlos tem sido alvo de várias críticas face à sua campanha em questões como o cultivo de produtos geneticamente modificados, medicina integrada ou mudanças climáticas.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]