Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o Vaticano e Espanha como destinos da sua primeira deslocação oficial, que se realizará já na próxima semana.
Fonte da Presidência da República confirmou que o novo chefe de Estado tem uma audiência com o Papa na manhã d0 dia 17 de março, quinta-feira, e à tarde irá encontrar-se e jantar com o rei de Espanha, Felipe VI, em Madrid.
A Rádio Renascença detalha que Marcelo terá um encontro com o Papa Francisco às 10h. Após a troca de presentes, habitual nas visitas oficiais de chefes de Estado à Santa Sé, o novo Presidente português vai reunir-se com o secretário de Estado e cardeal Pietro Parolin, o número dois da hierarquia da cidade-estado e com funções correspondentes às de um primeiro-ministro.
No Vaticano, Marcelo terá ainda um encontro com membros do clero português na cidade, e depois de um almoço privado na embaixada de Portugal na Santa Sé o novo Presidente segue para Madrid, onde jantará com Felipe VI
, que esteve esta quarta-feira em Lisboa para as cerimónias de tomada de posse de Marcelo.O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, considerou “muito significativo” o gesto do Presidente da República.
Em declarações à TSF, o cardeal lembrou que foi a Santa Sé quem atribuiu a Portugal “uma espécie de certidão de nascimento”, pelo que Marcelo “começar o mandato retomando a antiga assinatura papal, é um retomar às origens e uma boa maneira de nos transportar para o futuro”.
A estreia do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em viagens de Estado ou oficiais aconteceu seis meses depois de ter tomado posse, a 9 de março de 2006, tendo sido Espanha o destino escolhido, entre 25 e 27 de setembro.
ZAP
E que reze muitíssimo por nós, que bem precisamos.