António José / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para o PSD.

Uma sondagem da Pitagórica demonstra, mais uma vez, que o Partido Socialista segue sozinho na frente a uma semana do arranque oficial da campanha para as próximas eleições legislativas de 6 de outubro, mas ainda sem maioria absoluta.

O PSD continua perto de atingir o seu pior resultado de sempre. A TSF indica que, de acordo com a sondagem da Pitagórica de setembro, o único distrito no qual o PSD vence o PS é o Porto.

De acordo com o estudo de opinião, o PS arrecada 39,2% das intenções de voto, deixando o partido perto, mas ainda fora do limiar que lhe permitiria conseguir a maioria absoluta. Já o PSD surge a quase 16 pontos de distância, com apenas 23,3% das intenções de voto.

Em terceiro e quarto lugar surgem Bloco de Esquerda e PCP, com o partido liderado por Catarina Martins a arrecadar 10% das intenções de voto, o que seria um resultado semelhante ao alcançado em 2015, mas com a Coligação que junta o PCP e Os Verdes apenas nos 7,7%, abaixo do resultado de há quatro anos.

Já o CDS-PP surge com apenas 5,6% das intenções de voto, o que faria com que mesmo que se coligasse com o PSD ainda ficasse a mais de dez pontos do PS, um resultado muito distante do alcançado pela coligação liderada por Pedro Passos Coelho em 2015.

O PAN continua a registar um crescimento nas intenções de voto, agora nos 3,2%, mais de o dobro do verificado em 2015.

Já o Livre aproxima-se da hipótese de eleger um deputado não tanto pela popularidade em Lisboa, mas pelas projeções de voto que tem “no centro do país e no grande Porto”. Quem “desaparece” da lista dos principais partidos com intenções de voto é o Iniciativa Liberal

, que em agosto surgia à frente do Livre de Rui Tavares e perto do Aliança de Pedro Santana Lopes, com intenções de voto de 1,3%.

António Costa venceu os debates

Relativamente aos debates, segundo a sondagem da Pitagórica, 50% dos inquiridos assistiu a pelo menos um ou mais debates e entrevistas. Destes, 38% dos inquiridos considera que António Costa foi o líder político com melhor desempenho, até agora – mais do dobro dos que “votam” em Rui Rio (16%) como o político com melhor performance.

Logo a seguir surge Catarina Martins, com 12% dos entrevistados a considerar que foi a líder partidária que esteve melhor. Cristas surge em quarto lugar (8%), Jerónimo vem logo a seguir (3%) e André Silva é claramente o político que, para os portugueses (1%), tiver pior prestação nos debates e nas entrevistas.

Em setembro, António Costa continua a ser o líder com mais firmeza de voto, seguido de Rui Rio e de Catarina Martins. Em sentido contrário, Santana Lopes continua a ser o líder partidário em quem mais inquiridos rejeitam votar. Jerónimo de Sousa é o segundo com maior rejeição de voto e André Ventura o terceiro. Aliás, a grande maioria dos inquiridos (65%) afirma que jamais votaria em André Ventura.

Esta segunda-feira, Rui Rio e António Costa têm o seu primeiro frente a frente na SIC, TVI e RTP. Na próxima quarta-feira (dia 18), a partir das 10h, acontece o primeiro grande debate entre os líderes dos seis partidos com representação parlamentar, transmitido em simultâneo pela TSF, Renascença e Antena 1.Dia 23, primeiro dia de campanha oficial, há o frente a frente decisivo entre Costa e Rio, também nestas três rádios e, à noite, a RTP transmite o último debate a seis.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]