PR / Lusa

O Presidente da República vai reunir, na próxima segunda-feira, no Palácio de Belém, com o ministro das Finanças, para o tentar convencer a ficar no Governo neste período difícil.

De acordo com o Expresso, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou o ministro das Finanças, Mário Centeno, para uma reunião, em Belém, na próxima segunda-feira, às 12h00.

O semanário avança que a convocatória tem dois pontos na agenda, nomeadamente para que o Presidente seja informado sobre o impacto económico da pandemia de Covid-19, mas também para convencer o ministro a não sair do Governo.

Como já tinha sido noticiado pelo comentador Luís Marques Mendes, Centeno teria combinado com o primeiro-ministro, António Costa, sair do Executivo socialista na mesma altura em que terminasse o seu mandato na presidência do Eurogrupo.

Na altura, o ex-líder do PSD revelou que o responsável pela pasta das Finanças já tinha comunicado aos seus colegas do Eurogrupo que não se iria recandidatar à presidência do organismo. O objetivo seria suceder a Carlos Costa no Banco de Portugal.

No entanto, segundo fonte de Belém contou ao jornal, é importante que, nesta altura, haja “estabilidade e uma forte coordenação da área financeira do Estado”. Pelas mesmas razões, há também a hipótese de Centeno prolongar a sua presença no Eurogrupo até ao final do ano.

Tal como explica o Expresso, esta é uma decisão que, apesar de vir a ter a intervenção do chefe de Estado, caberá sempre ao primeiro-ministro.

Relativamente ao Orçamento do Estado para 2020, o Presidente só vai promulgar o documento depois de receber o ministro em Belém. O OE2020 só deverá entrar em vigor em abril.

Esta semana, face à pandemia de Covid-19, o chefe de Estado decretou o Estado de Emergência em Portugal, que vigora durante os próximos 15 dias e pode ser renovado conforme a situação.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]