European Parliament / FLickr

Ana Gomes

Declarar apoio ao atual Presidente da República não é visto com agrado, mas nem a ala esquerda do PS quebra o silêncio por Ana Gomes.

António Costa deu o primeiro passo e já anunciou apoio a Marcelo Rebelo de Sousa. Dentro do Partido Socialista, ninguém parece querer desalinhar do líder, com a exceção de Francisco Assis, que lançou o nome de Ana Gomes. No entanto, avança o Expresso, entre apoiar Marcelo e ficarem calados, ou declararem apoio à ex-eurodeputada contra António Costa, os dirigentes socialistas estão a escolher a primeira opção.

O apoio do primeiro-ministro a Marcelo Rebelo de Sousa é tático, e dentro do PS não adoram esta opção. No entanto, muitos dirigentes do partido torcem o nariz quando se fala em dar apoio a uma eventual candidatura de Ana Gomes. “É como pedirem a um sportinguista que diga se prefere o Benfica ou o Porto como campeão”, referiu fonte socialista ao semanário.

O Expresso falou com alguns socialistas e, segundo o matutino, todos eles mostraram desconforto em apoiar Marcelo Rebelo de Sousa numa eventual recandidatura. Ainda que entendam a tática do primeiro-ministro, os socialistas entendem que estas eleições presidenciais são “fundamentais” para obrigar Marcelo a “fazer compromissos maiores”.

Costa já anunciou publicamente o apoio a uma recandidatura do atual Presidente, numa entrevista ao Jornal de Notícias na qual disse que há um “sentimento de aprovação clara do mandato do Presidente da República”.

Ora, o Expresso considera que esta foi a chave para deixar Ana Gomes de fora, uma vez que a antiga eurodeputada não avançará se dividir o PS. Além disso, Ana Gomes não é consensual no partido: uns adoram-na; outros consideram que “não tem como condão unir”.

Ao que parece, o tema polémico será evitado no Congresso do Partido Socialista, no mês de maio, em Portimão. “Seria tornar o congresso em algo que divide” e em época pós-geringonça é tudo o que António Costa não quer.

Por essa razão, o assunto deverá ser chutado para o final do ano, depois de se saber a decisão de Marcelo quanto a uma eventual recandidatura ao cargo de Presidente da República.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]