Tiago Petinga / Lusa
Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros
Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma “afronta” para enfermeiros.
Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a proposta aprovada pelo PSD, que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde, é uma ofensa, principalmente para os enfermeiros. A medida exclui a maioria dos profissionais e alerta para a necessidade de uma mudança de mentalidade da classe partidária, considera Ana Rita Cavaco.
“Esta proposta abrange o mínimo de profissionais de saúde, arrisco-me a dizer que exclui 80% dos profissionais de saúde“, disse a bastonária ao Observador, acrescentando que, “no caso dos enfermeiros, é de facto uma afronta muito grande”.
“Todos os outros países deram prémios a todos os profissionais de saúde, porque foi com o esforço de todos que chegámos até aqui”, sublinhou ainda a responsável, destacando o exemplo da Holanda, Espanha e Alemanha que ofereceram aos enfermeiros “ordenados na base do triplo daquilo que Portugal oferece”.
“Acho que as pessoas têm de começar a questionar se nós agora somos governados pelo centrão, porque não tenho dúvidas de que isto é combinado entre o PS e o PSD
“, frisou.Esta quarta-feira, os deputados aprovaram por unanimidade uma proposta do PSD que atribui um prémio de desempenho equivalente a 50% da remuneração e mais dias de férias para os trabalhadores diretamente envolvidos no combate à epidemia durante o estado de emergência.
“Mais valia terem estado quietos. Os profissionais de saúde não estão sobrecarregados só no combate à covid-19. Estiveram em toda a linha. Eu gostava de saber o que vão dar aos restantes profissionais que estiveram nos lares e noutros locais que ajudaram no combate à covid”, atirou a bastonária, em declarações à TSF.
A representante dos enfermeiros considera que esta é mais uma forma de “destratar” o setor, lembrando as palavras de António Costa, quando afirmou que a final da Liga dos Campeões em Lisboa era um prémio para os profissionais de saúde.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Mas quê? Querem os salários igual a países como a Alemanha? haja paciência...
Já agora porque não fazer o mesmo com as restantes classes, que apesar de não serem da área da saúde, também trabalharam durante este período para garantir o funcionamento do pais.